Petropolitano vai receber título europeu pelo trabalho realizado através da capoeira

18/ago 08:30
Por Maria Julia Souza

Com 39 anos de história na capoeira, o petropolitano Claudio Márcio Rosa vai receber, no dia 18 de setembro, o título europeu de Dr. Honoris Causa, pelo trabalho realizado através da capoeira. A cerimônia será realizada na cidade de Barcelona, na Espanha. 

Vivendo na Alemanha há 20 anos, na cidade de Oberhausen, o petropolitano explica como surgiu a possibilidade de mudança para a Europa. “Na época eu fazia parte de um grupo chamado “Porto de Minas”, que tinha uma associação aqui na Alemanha, que a cada seis meses vinha um capoeirista para cá, para ficar de três a seis meses. Como eu me destacava bastante nesse grupo, o mestre me deu uma oportunidade. Eu vim pela primeira vez para ficar seis meses e depois fiquei dois ou três anos sem vir”, explicou Claudio. 

Foto: Arquivo Pessoal

Ele conta que na segunda vez que voltou ao país, foi decidido a não voltar para o Brasil e ficar na Alemanha. Lá, ele montou uma associação e trabalha levando o nome de Petrópolis. Ele ressalta que a recepção dos europeus em relação à capoeira foi positiva. 

“A recepção dos europeus foi muito boa. Porque quando eu cheguei na Europa, já havia capoeira, então tudo ficou mais fácil”, ressaltou.

Claudio conta que o interesse pela capoeira surgiu aos 11 anos de idade, através de um amigo chamado Ricardo, e destaca o seu amor pelo esporte. “A capoeira para mim, abaixo de Deus, é tudo. Sem ela [capoeira] na minha vida, eu não sei o que seria de mim. A capoeira me deu uma identidade e me fez conhecer lugares maravilhosos, que sem a capoeira eu não ia conhecer”, destacou. 

Foto: Arquivo Pessoal

Ele destaca que dentre os benefícios para quem pratica a capoeira estão, além de trabalhar o corpo todo, a ajuda na flexibilidade e na coordenação motora, estímulo do condicionamento vascular e, além disso, é uma defesa pessoal.

Ligação com Petrópolis

Claudio finaliza dizendo que vem a Petrópolis uma vez ao ano, porque possui um projeto na cidade, o Centro Cultural Esportivo Capoeira Imperial, e uma vez ao ano realiza um evento com todos os integrantes da escola. 

“Inclusive, no dia 15 de dezembro eu estou chegando no Brasil, porque nos dias 20, 21 e 22 [de dezembro] eu vou realizar um evento na cidade, onde estarei conhecendo alguns capoeiristas”, finalizou.

Últimas