Petropolitanos conquistam medalha de ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil
Alunos da Escola Firjan SESI Petrópolis conquistaram medalha de ouro na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) disputada na Unicamp, em Campinas (SP) neste fim de semana. A equipe formada pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, Guilherme Bártholo, João Vítor Nunes e Vítor Carias, além da professora orientadora Thaís Freitas do Carmo, levou uma das 15 medalhas de ouro e ficou entre as melhores equipes do pais.
Mais de 18 mil equipes foram inscritas e apenas 314 selecionadas – somente quatro do Estado Rio. Ao todo, 1,2 mil estudantes de todos os estados brasileiros participaram da final. Foram distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação das equipes. Os demais participantes recebem medalhas de honra ao mérito.
A competição é direcionada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. O objetivo é aprender a história do Brasil abordando temas a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.
“Ao longo da vida escolar, esses jovens desenvolveram o senso crítico e a capacidade de analisar diferentes contextos. Nesse sentido, chegaram para esta olimpíada com muita bagagem. Este conjunto de atributos é o que faz destes estudantes finalistas da Olimpíada” explicou a professora Thaís Freitas do Carmo.
Leia também: Casa da Educação abre turma de Educação de Jovens e Adultos