Petropolitanos enfrentam dificuldades ao denunciar maus-tratos de animais; contatos para denúncias não respondem

20/01/2023 16:24
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

*Matéria atualizada às 18h17 para inclusão do posicionamento da Prefeitura

Em Petrópolis, quem precisa cobrar pedidos de fiscalização e realizar denúncias de maus-tratos aos animais enfrenta o desafio de não conseguir um retorno dos canais de contato disponibilizados pelo município.

De acordo com um petropolitano, que preferiu não se identificar, após tentativa de contato por e-mail e os dois números de telefone da Cobea, disponibilizados pela prefeitura, não houve retorno. “O e-mail voltou dizendo que o endereço não existe e os dois números disponíveis na página da prefeitura não respondem. É complicado, porque a população fica sem opção para denunciar, já que o canal oficial não funciona.”, desabafa.

A Coordenadoria de Bem Estar-Animal (Cobea) existe para garantir a ampliação das políticas públicas voltadas para a causa animal. No entanto, não é o que acontece na prática.

A tentativa de denúncia do morador diz respeito a uma situação vivida por cachorros na Rua Paulino Afonso, no Centro. “Já aconteceram brigas e alguns chegaram a morrer. Hoje ele [o vizinho] deve ter dois ou três cachorros, porque o filho foi embora, mas um fica preso o dia todo. O quintal tem muito entulho e sujeira, tem barril acumulando água correndo risco de dengue. Fora isso o cachorro não tem uma casinha, fica na chuva, no sol, no frio, no calor. Enfim, um caos.”, desabafa.

Márcia Coelho é voluntária da Dog’s Heaven. Ela relata que a ONG testemunha este tipo de reclamação com frequência e que acredita que a Cobea precisa de mais instrumentos para trabalhar. Atualmente, segundo Márcia, a Coordenadoria não possui nem ração para socorrer animais em casos de necessidade. “Escutamos esse tipo de reclamação direto, a Prefeitura tem que dar instrumentos e verbas pra eles [funcionários da Cobea] trabalharem.”, conta.

O que diz a Prefeitura

Procurada, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea) informou que, nesta semana, houve problemas técnicos com a operadora Oi e que a questão está sendo resolvida (com a mudança no sistema de telefonia). Já na segunda-feira (23), os atendimentos estarão normalizados pelo número (24) 2291-1505. Já com relação ao e-mail (ceaicobea@petropolis.rj.gov.br), foi informado que, após o ataque hacker do fim de dezembro aos sites e e-mails da Prefeitura, os atendimentos já foram normalizados.

Últimas