Petropolitanos voltam a cobrar iluminação pública

12/07/2017 10:05

Sem uma empresa para realizar serviços de manutenção da rede de iluminação pública, a Prefeitura continua sendo alvo de uma enxurrada de reclamações. Em vários locais na cidade os moradores estão reclamando de problemas e algumas vias já estão, literalmente, no escuro. O contrato que a Prefeitura mantinha para esse tipo de trabalho foi rescindido em abril. Desde então o governo tenta realizar licitação para garantir o serviço mas, por causa de recurso impetrado por uma das empresas que retirou o edital e, depois, por determinação do Tribunal de Contas da União, o certame foi duas vezes adiado. O município espera que o TCE libere o edital para, então, reagendar a licitação.

Com a ausência de uma empresa responsável pelo serviço, a Secretaria de Obras vem tentando suprir a demanda, mas a quantidade de reclamações deixa claro que não está conseguindo. Em algumas ruas os moradores esperam pelo serviço há mais de três meses. Em uma vila de casas na Rua Teresa, o problema se estende há ainda mais tempo: desde dezembro.

Quem mora na região diz que já foram feitos vários contatos com a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, para pedir a solução do problema, mas até agora nada foi resolvido. A rua, que costuma ser tranquila, está ficando perigosa por causa da escuridão. “Saio do trabalho e pego minha filha na escola, então, quando chego em casa, já está escuro. Com tantas lâmpadas queimadas, fica mais escuro ainda. Esses dias quando passei, tinha um casal namorando. Eu fiquei constrangida. Se tivesse iluminação, isso não aconteceria. Várias pessoas na rua têm filhos pequenos e precisam passar com as crianças na volta da escola”, afirmou a moradora Daniele Ribeiro Valentim.

Segundo o TCE-RJ a licitação foi adiada porque uma empresa interessada no certame entrou com uma representação no dia 26 de junho, alegando que o edital estaria restringindo a competitividade da licitação. Por causa disso, o edital foi enviado para análise à Corte de Contas e esta sob avaliação do Corpo Instrutivo. Por isso, ainda não há data prevista para a liberação do instrumento convocatório. 

Ontem, em nota, a Prefeitura deixou claro que o serviço só será realizado pela empresa que for contratada pelo município para manutenção e extensão da rede de iluminação pública. 



Últimas