Piloto espanhol Luis Salom morre ao se chocar com a própria moto

03/06/2016 19:35

O piloto espanhol de Moto2 Luis Salom morreu aos 24 anos nesta sexta-feira, depois de sofrer um grave acidente nos treinos livres do Grande Prêmio da Catalunha, informaram os organizadores.

Salom caiu na curva 12 do circuito de Montmeló e permaneceu deitado na pista, ao lado da moto, antes de ser transferido para o hospital, onde "entrou em cirurgia, mas, apesar dos esforços da equipe médica, faleceu, às 16h55 (11h55 de Brasília)".

Por ironia do destino, o piloto foi morto pela própria moto. Na queda, o espanhol escorregou na pista, no rastro da sua Kalex, que bateu em cima do muro de proteção inflável, mas voltou para cima de seu corpo causando lesões fatais na coluna.

Um helicóptero chegou a pousar na pista, mas o piloto da SAG Team foi evacuado de ambulância.

"Devido às complicações e à severidade do seu estado, foi tomada a decisão de levá-lo pela estrada" ao Hospital Geral da Catalunha.

Vice-campeão em 2012

Choques de pilotos com outro concorrentes ou com a própria moto são as principais causas de mortes na modalidade.

Salom sofreu o acidente quando faltavam 25 minutos para o final dos treinos livres da Moto2. A direção de corrida exibiu a bandeira vermelha e decidiu suspender totalmente a sessão.

O espanhol, que disputava sua oitava temporada como piloto de motovelocidade, venceu nove corridas na sua carreira. Foi vice-campeão de Moto3 em 2012 ficou em terceiro no ano seguinte.

Natural de Palma de Maiorca, ele ocupava a décima colocação do campeonato atual de GP2, categoria para a qual subiu em 2014. Foi o oitavo colocado nesse ano e 13º na temporada passada.

Talento precoce, a primeira vez em que subiu em uma moto foi aos dois anos de idade, competindo pela primeira vez aos oito.

A paixão foi transmitida pelo avô, que também foi piloto e tina uma loja de motos.

A última vítima fatal de um acidente numa competição de motovelocidade tinha sido o italiano Marco Simoncelli, que morreu durante o GP da Malásia, em 2011.

Muitas mortes ocorreram na motovelocidade até a década de 80, quando a situação melhorou com o fim das corridas em circuitos urbanos e a retirada das grades ditas "de segurança".

No GP da Espanha de Fórmula 1, o trecho da curva 12 possui uma chicane para obrigar os competidores a desacelerar. Não é o caso na motovelocidade, mas mudanças são esperadas para a corrida de sábado.


Ccom informações da AFP

Últimas