Pipódromo: vereadores querem um local para população soltar pipa sem cerol
O pipódromo…
A ideia é do vereador Leandro Azevedo: vamos criar um pipódromo na cidade. É fato que a linha chilena tá um perigo na cidade e tem reclamações em todos os bairros. Para o vereador um pipódromo seria um ambiente ideal para quem quer apenas usar a pipa como um momento de lazer. “Pipeiro de verdade toma cuidado com a vida do próximo”, disse ele.
… e a rabiola
Gente, foi o suficiente para o vereador Silmar Fortes se revelar profundo conhecedor do assunto. “Não pode aparar com cerol, precisa aparar pela rabiola, fazer a laçada. Quem tiver a melhor braçada leva o outro”, ensinou. Vocês conseguem imaginar Silmar Fortes aparando pela rabiola?
Retorno
De acordo com os cálculos da prefeitura, a volta de comércio e serviços na segunda-feira, como está previsto, reativa 60% da economia da cidade. Os últimos preparativos estão sendo feitos para o retorno e a grande pergunta é sobre a fiscalização. Hoje, com bem menos negócios funcionando, a fiscalização não está dando conta. Com mais este retorno – onde há regras a serem cumpridas – como fica a fiscalização?
A elegância do vereador Luizinho Sorriso com máscara em cinza combinando com o terno.
Ah, esses números…
A divergência de números informados ao Ministério Público, Defensoria Pública e imprensa sobre a Covic-19 tá um caso sério. A Prefeitura chegou a informar que 612 profissionais de saúde apresentaram sintomas; depois disse que eram 577. Também registrou que 191 testaram positivo, mas aos órgãos da justiça declarou que eram 156.
Aperto
Os R$ 28 milhões que a prefeitura vai receber do governo federal pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus não são suficientes, de acordo com o prefeito Bernardo Rossi. Segundo ele, a queda na arrecadação municipal é de 40%. A primeira parcela de R$ 7 milhões está sendo paga e vai ser usada também para colocar em dia os empréstimos consignados dos servidores – descontados em folha, mas que não estavam sendo repassados aos bancos.
Bons números
Petrópolis, em alguma semanas, vai chegar a 144 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, pelo SUS, um índice de 48 leitos por 100 mil habitantes, um dos maiores do estado. A taxa de ocupação de leitos de UTI com os 111 que já estão funcionando agora é de menos de 30%, mérito da gestão Bernardo Rossi.
Vergonha alheia
A Câmara aprovou uma indicação do vereador Marcelo da Silveira que pede avaliação periódica das estruturas físicas de escolas da rede municipal. Ele citou como exemplo a escola onde a filha estuda, que está com problemas. Wanderley Taboada, que retornou à Câmara após afastamento, mostrou que não perdeu a boa forma na defesa do governo e disse que Silveira estava legislando em causa própria porque citou a filha. Taboada passou vergonha com a defesa do tema feita pelo próprio Silveira e pela vereadora Gilda Beatriz. Podia ter dormido sem essa.
Não é de graça
Partisans não conseguem entender porque se fala que o prefeito Bernardo Rossi “está recebendo” mais 12 leitos de UTI. Não está recebendo porque não é uma doação e não é de graça. Ele está contratando estes leitos. Serão custeados pelo governo federal, mas se a União não pagar quem paga é a Prefeitura. O papel da gestão em contratar leitos precisa ser destacado. Os novos leitos são no Hospital Nossa Senhora Aparecida.
Gripezinha
O deputado Daniel Silveira causou em mais um vídeo. Neste ele mandou tomar naquele lugar as pessoas que o criticaram em publicações que revelaram que ele testou positivo para Covid-19, “tudo comunista”. Também informou que a mãe dele, dona Matilde, estava com pneumonia e já recebeu alta. “Queria logo pegar essa porcaria para mostrar que é mais uma gripe”.
Ônibus
Prefeitura e empresas de ônibus estão definindo qual será a quantidade de passageiros em pé nos ônibus com o retorno das atividades econômicas previstas para a segunda-feira. A expectativa é de que 100% da frota estejam operando também. A questão é: vai dar pra fiscalizar? E ao longo do caminho, se os ônibus estiverem com a lotação máxima permitida não vão parar nos pontos?
Nos bairros
O coronavírus já foi confirmado em 53 bairros pode onde estão distribuídas as mais de 700 pessoas infectadas. E 60,3% do número de casos são do primeiro distrito, com ênfase no Centro onde há mais de 90 casos. E o bairro Mosela, onde reside o prefeito Bernardo Rossi é o local com maior crescimento de casos nas últimas semanas: 76,2%.
Um ângulo diferente do Museu Imperial pelas lentes de Louis Perry