09/12/2022 08:00
Por Rafael Cataldo*

23, ou 24, ou 25 ou até 2026

Me diga, qual o seu grande objetivo para o ano que vem? Eleições, Copa do Mundo, festas de fim de ano… 

Qual o próximo motivo que você terá para deixar de planejar os próximos passos de sua vida? 2022 está acabando e é hora de começar a planejar 2023 ou quem sabe até mesmo os próximos anos da sua vida. Daqui há 50 anos, como estará sua vida financeira? 2072 é logo ali.

Já pensou em colocar um objetivo de terminar 2023 com um determinado valor em aplicações financeiras? Ou começar a juntar a entrada da casa nova ou do carro novo que deseja comprar em 2024? Ou quem sabe em 2026 assistir a final da Copa do Mundo lá no estádio nos EUA e comemorar o Hepta (Obviamente se o Brasil ganhar o Hexa este ano!)?

Big Picture

Wendell Carvalho, um treinador comportamental popular na internet, me trouxe um conceito de “Big Picture”. A “grande pintura” ou “grande imagem” que devemos ter em mente para nossas vidas. Aquela visualização de como se enxergar no ápice da prosperidade em todos os pilares da vida.
Muitas pessoas sonham com suas realizações:Filho(a) terminando a faculdade de medicina…Chegar aos 60 anos com equilíbrio financeiro e poder viajar o mundo…Ter um patrimônio seguro e com a transferência bem desenhada aos sucessores…Empresa faturando milhões…Ganhar na Mega da Virada… 🙂
A grande imagem é o sonho grande realizável, a ser perseguido com sagacidade.Você já parou para fazer essa “big picture”?

Se sim, EXCELENTE. Caso contrário, por que ainda não fez? Dificuldade de visualizar?Falta de objetivos? As dificuldades da vida te levam a não enxergar um futuro promissor? Precisa de ajuda para colocar os planos no papel? Ou colocou no papel mas não consegue executar?


Bem… aí entra o Planejamento Financeiro.
Planejamento financeiro é um processo estratégico no qual as pessoas administram seus assuntos financeiros a fim de atingir seus objetivos de vida. É ter uma visão completa de abrangente de sua vida, diagnosticando o estado atual de suas finanças e traçando estratégias para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazos.
Pessoas ou empresas precisam ter intimidade com suas finanças. E ter intimidade requer parar por um tempo e se debruçar sobre os números da sua vida.Veja uma tela de um sistema financeiro que utilizamos em nosso escritório para levantar as informações.

Ter intimidade com suas finanças é parar uma vez por semana e realmente planilhar tudo.
Se você tem grana suficiente para gastar a vontade para não precisar controlar tudo, precisa rever este conceito de intimidade com seu dinheiro e com certeza irá rentabilizar ainda mais seus investimentos.
Se você é como a grande maioria dos brasileiros na qual o salário não chega ao fim do mês, muitas vezes evapora na primeira semana após o recebimento, você é das pessoas que precisa ainda mais de planejamento financeiro para esticar a grana e conseguir fazer ainda mais milagres com o pouco dinheiro que ganha.
Ao contrário do que muitos pensam, não precisa ter muito dinheiro para fazer o planejamento financeiro ou contratar um planejador. Basta ter a consciência de que tem que ter inteligência financeira.
O planejamento financeiro proporciona uma vida mais equilibrada, viabiliza sonhos, sejam eles grandes ou simples, e assim as pessoas e empresas vivem melhor.
Problemas financeiros são grandes causadores de divórcios, doenças físicas e mentais e são um grande mau na sociedade.
O Planejador Financeiro
Não é necessário uma certificação específica para se entitular Planejador Financeiro, mas o mercado financeiro de forma geral e as empresas deste setor tratam como planejadores financeiros os profissionais certificados pela Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro que é responsável pela aplicação da prova CFP, Certified Financial Planner.
Além de um conteúdo programático amplo e bem fundamentado, a certificação ainda exige do profissional uma experiência prévia no mercado financeiro em atividades ligadas a esta função. Por isso, profissionais detentores desta certificação são respeitados e em sua grande maioria realmente detém o conhecimento e as competências necessárias para, em conjunto com o cliente, desenvolver esta intimidade com as finanças e traçar as estratégias para atingir bons objetivos, que variam desde quitar dívidas à criação de uma startup.
Etapas do planejamento financeiro
Depois de criar o relacionamento e o vínculo de segurança para abrir informações sensíveis ao planejador, este coleta as informações e faz o diagnóstico financeiro do cliente. Após o diagnóstico vem o receituário com as recomendações de ações a serem implementadas pelo cliente que vão sendo monitoradas pelo planejador a fim de motivar e disciplinar o cliente para que este caminhe sempre na direção certa.
Com uma metodologia certa e o uso de ferramentas como apps onde o cliente monitora e sincroniza suas informações financeiras, planejador e cliente vão desenvolvendo resultados que tendem a ser melhores do que a grande maioria das pessoas que vão levando a vida financeira no piloto automático. 
Veja o resultado de um dos diagnósticos feitos no processo de planejamento financeiro:

Intimidade com sua grana para um futuro melhor

Independente de optar pela ajuda de um profissional, seja ele certificado ou não, o importante é ter a consciência de que finanças e bem estar caminham juntos. As dores do ser humano têm efeitos colaterais diversos. A mente zen ou a mente estressada vão levar o indivíduo a um bem estar nos demais pilares da vida. Quem quer bem estar físico vai à médicos, vai fazer atividades físicas e sabe que tem que fazer da forma certa. A mesma coisa deve ser considerada em relação ao seu bolso, sua grana. Para ter ainda mais grana ou para fazer a grana durar até o fim do mês, saiba que é preciso tomar atitudes para isso. 
O objetivo deste artigo é este, deixar mensagem:Para e pense suas finanças.Procure ajuda sempre que necessário.

Comece hoje mesmo, não deixe para amanhã a mudança financeira que você precisa hoje!Copie e cole, ou mesmo escreva no seu navegador o link:
https://go.hotmart.com/G75460854F
PS: O planejamento financeiro e a assessoria de investimentos devem transcorrer sempre com profissionais diferentes para mitigação de conflito de interesses.

Últimas