Plataforma do BB já gerencia R$ 7 bi em saldos consolidados com outros bancos
O Banco do Brasil já contabiliza 1 milhão de orçamentos pessoais na plataforma de planejamento financeiro de seu aplicativo, pouco mais de dois meses após a abertura da ferramenta a informações de outros bancos, no âmbito do Open Finance. Segundo informou o banco com exclusividade ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, nos orçamentos, já são gerenciados R$ 7 bilhões de recursos, considerando o saldo consolidado da conta do cliente no BB e em outros bancos, cujo compartilhamento já tenha sido autorizado.
O BB ainda informou que, por meio de uma das ferramentas disponíveis na plataforma, o planejamento financeiro, já deu sugestões de economia aos usuários que chegam a R$ 2,5 bilhões, com base em metas de gastos e da análise do comportamento de consumo do cliente.
Carro-chefe para o compartilhamento de dados de outras instituições com o BB, via Open Finance, a plataforma Minhas Finanças existe há quatro anos e, segundo o banco, 3,4 milhões de clientes usam a ferramenta por mês. Desde maio, porém, é possível agregar informações de outros bancos, além do BB, o que possibilita uma análise mais completa da vida financeira.
“Esta novidade que apresentamos promoveu um impacto positivo na gestão financeira dos clientes do BB. Ela possibilita uma análise inteligente do perfil de consumo e desenvolve o autoconhecimento financeiro, em uma nova visão integrada de gastos, no BB e em outros bancos, além de reafirmar nosso protagonismo na entrega de soluções digitais de alto nível, que facilitam a vida do nosso cliente”, afirma o presidente do BB, Fausto Ribeiro.
Além da ferramenta de planejamento financeiro, a plataforma também permite, com os dados disponibilizados via Open Finance, a criação de uma agenda financeira, com um calendário de compromissos no BB e em outros bancos, o extrato multibanco, que reúne lançamentos e saldos das contas, e o perfil de consumo, com gastos e lançamentos separados por categoria.
O banco espera aumentar o engajamento e a frequência dos usuários em suas plataformas digitais, com mais clientes compartilhando informações de outras instituições com o BB. “No último ano, nós conseguimos alcançar 22 milhões de clientes na utilização dos nossos canais digitais, englobando 7 milhões de novos usuários nestas plataformas em apenas um ano – uma evolução de 46,6%”, destaca Ribeiro.
“As soluções digitais permitem que tenhamos a capacidade de oferecer soluções customizadas para cada perfil de cliente, de forma ágil e com comodidade”, completa.