PMP inicia processo para construir mais 900 casas
A prefeitura deu mais um passo para erguer mais de 900 casas no município: foram realizados na quarta-feira (13.06) os chamamentos públicos para definir os responsáveis pela construção de 720 unidades no Caetitu e 188 na Estrada da Saudade. Apenas uma empresa manifestou interesse nas obras, a AB Construtora. Agora, serão elaborados os projetos para serem analisados pelo município e pela Caixa para aprovação. Ambos os empreendimentos serão feitos por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
“Mais uma etapa vencida dentro da política habitacional do município, dando sequência no processo para erguer esses dois empreendimentos e garantir casa para mais de 1,8 mil famílias. O município nunca viveu uma produção de casas tão grande como agora e a prefeitura vai seguir nesse caminho para reduzir o déficit de anos sem construção de moradias em Petrópolis”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
O empreendimento do Caetitu foi autorizado pelo Ministério da Cidades em março. O terreno pertence ao município e quase foi vendido para a iniciativa privada porque a gestão passada não conseguiu executar o projeto. Agora, finalmente as casas vão sair do papel para abrigar cerca de três mil pessoas.
No caso da Estrada da Saudade, o projeto habitacional faz parte do PAC que prevê investimentos no bairro, como reformas em quadras esportivas, construção de creches, pavimentação e rede de drenagem. As casas serão destinadas para o reassentamento de famílias que moram em áreas de risco no bairro.
As unidades em ambos os empreendimentos deverão ter no mínimo 39 m² e ser composta por dois quartos, sala, cozinha/área de serviço e banheiro. Os blocos também terão elevadores e soluções de acessibilidade nas unidades adaptadas. Ainda serão feitas áreas de lazer, como salão de jogos e de festas. A empresa tem 30 dias para apresentar o projeto.
A AB Construtora é a empresa responsável pela construção do maior empreendimento habitacional popular de Petrópolis, o Minha Casa Minha Vida do Vicenzo Rivetti. A empresa atua no município a um ano e meio e, nesse período, transformou a obra, que ficou mais de três anos parada, em uma das mais rápidas do programa em 2017. Em janeiro do ano passado, o terreno era coberto de mato e nenhum sinal obra, com apenas 5% executado. Hoje, ela já está próxima de 90% de conclusão.
Só neste ano, serão entregues 920 casas em plenas condições para os moradores:776 no Vicenzo Rivetti e 144 que estão sendo finalizados e reformados na Posse. Além dos empreendimentos no Caetitu e Estrada da Saudade, também serão construídas 120 casas em Benfica (Itaipava), 48 no Vale do Cuiabá e 140 na Mosela, ultrapassando 2,1 mil casas nesses terrenos.