Podcasts: nova mídia finalmente chega ao sucesso no Brasil

08/02/2020 14:25

Demorou, mas finalmente os podcasts caíram nas graças do público brasileiro. Mesmo sendo uma piada da comunidade de produtores, ano passado foi de fato o ano do podcast no Brasil. Os programas de áudio que podem ser ouvidos de qualquer lugar, tiveram expressivo crescimento, segundo uma pesquisa feita pela plataforma Deezer. Os dados revelam que o aumento na adesão de novos ouvintes foi de 67% no país durante todo o ano. Outro indicativo de que a mídia finalmente estourou no país foi a entrada de grandes grupos de comunicação neste mercado. 

Vindo dos Estados Unidos, o podcast chegou no Brasil em 2004 com o “Digital Minds,” de Danilo Medeiros. Segundo a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), no Brasil hoje, são 2 mil podcasts ativos. O estudo foi feito no ano passado, em parceria com o Ibope Inteligência. O mapeamento concluiu ainda que 40% dos 120 milhões de usuários da internet no Brasil já ouviram pelo menos uma vez um programa desse tipo. O número corresponde a quase 48 milhões de pessoas.

Grupo de amigos mantém o primeiro podcast de Petrópolis desde 2014

Em Petrópolis, os amigos do “The Dudes” criaram o primeiro podcast da Cidade Imperial. O professor de inglês, Raphael Marques foi quem surgiu com a ideia. Inspirado pelo “Nerdcast”, podcast de maior audiência do Brasil, ele propôs levar as conversas que tinha com os amigos durante algumas reuniões para os microfones. “Eu tinha acabado de sair de um relacionamento e queria focar em alguma coisa para superar a fase. E então me surgiu a ideia: por que não eu mesmo e meus amigos gravarmos nossas conversas e lançar na internet? E aí vem a parte mais curiosa. Os reuni em um restaurante, disse que tinha um projeto, e eles sem ouvirem o que era aceitaram. Só depois me deixaram detalhar o plano”, contou. 

Raphael mergulhou de cabeça no projeto. Dedicou horas do seu tempo livre para aprender a produzir, editar e postar os programas. Os amigos Matheus Freitas, Rhuan Linhares e Andrey seguiram o host e embarcaram no desafio. Assim nasceu o “Dudecast”, programa que desde seu lançamento é semanal. Hoje os “Dudes”, como são chamados, são 7 integrantes e produzem 3 programas, sendo um semanal e dois mensais. Além disso, os rapazes já produziram programas para lojas da cidade, já deram palestras em universidades e reúnem os fãs no fim do ano na Comic Con Experience, evento realizado em São Paulo. “O podcast me proporcionou momentos inesquecíveis, que eu sinceramente não sei se teria vivido se não fosse por ele. Acho que o principal combustível que nos mantém no ar desde 2014 são as mensagens que recebemos por e-mail e por telefone e os encontros que temos com os nossos ouvintes. Isso é revigorante e estimulante demais!”, disse o professor. 

 

Novidade para 2020: Podcasts Tribuna

E em 2020, o Grupo Tribuna de Petrópolis entrou para esse universo. Programas veiculados na rádio Tribuna FM estão sendo disponibilizados no Spotify e no Anchor FM. Da programação do dial vem os programas Momento do Esporte, Bastidores, Tribuna Vibe e Music Nation. Já a redação do Jornal Tribuna também está produzindo programas exclusivos para podcasts. O programa “Direto da Redação” já foi lançado e comentará as principais notícias da cidade. Os repórteres da Tribuna contarão sobre a apuração, trarão depoimentos e detalhes que acabam não entrando nas páginas do jornal. E não para por aí, novos programas serão lançados nos próximos dias com temáticas de política, saúde, moda e entretenimento. 

A coordenadora de plataformas online da Tribuna, Juliana Fernandes, destaca o compromisso dos profissionais em estar onde o público também está. “Como profissionais de comunicação, temos que estar sempre atentos aos movimentos dos consumidores e do mercado. Ano passado, o podcast teve um crescimento muito grande no país todo por oferecer uma gama maior de possibilidades de se informar. Então era nossa obrigação estar lá também, levando informação para os petropolitanos. Estamos trabalhando sempre, para levar informação de qualidade em qual mídia for”.

Últimas