Polícia Ambiental flagra aterro irregular em sítio no Brejal

22/06/2022 19:01
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos flagraram um aterro irregular em um sítio na região do Brejal, na Posse. Os militares chegaram ao local após uma denúncia encaminhada pelo Linha Verde do Disque Denúncia. Foram flagrados os crimes de supressão de vegetação, corte e nivelamento de greide, captação de recursos hídricos e aterro irregular. 

De acordo com os policiais militares, no local foi identificado corte de talude na vertical, suprimindo a vegetação secundária em estágio médio de regeneração do bioma mata atlântica. Todo o material extraído era despejado no terreno na parte inferior do declive, fazendo o aterramento de uma área de charco e impedindo a regeneração da vegetação local, degradando uma área com cerca de três mil metros quadrados. 

Fotos: Divulgação Linha Verde

Ainda durante a fiscalização, a equipe da UPAm Três Picos identificou cinco caixas d´água, duas com 10 mil litros, uma com cinco mil litros e outras duas menores, de dois mil litros, sendo que essas duas, abastecidas por uma bomba que estava extraindo água de uma nascente, sem autorização. 

Os policiais tentaram contato com a advogada do proprietário que não apresentou licença para a obra. Os envolvidos foram encaminhados para a 106ª Delegacia de Polícia onde o caso foi registrado. 

(Foto: Divulgação Linha Verde)

Havia ainda uma máquina retroescavadeira hidráulica e um caminhão caçamba também foram apreendidos, mas o delegado determinou que se colocasse o proprietário como fiel depositário até o final do processo.

Denúncias ao Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente, podem ser feitas pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook ou ainda pelo site do Disque Denúncia. Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

Últimas