Polícia Ambiental flagra construção irregular e desmatamento na Posse 

12/nov 12:17
Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental identificaram nesta segunda-feira (11) indícios de desmatamento e construção irregular no distrito da Posse, em Petrópolis. A operação foi desencadeada a partir de uma denúncia de crime ambiental recebida pelo Linha Verde.

A equipe da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos, cumprindo ordem de policiamento pela Estrada do Brejal, encontrou uma construção composta por dois bangalôs de 40 metros quadrados cada, além de um arruamento de 500 metros que invadia a vegetação, resultando na degradação de aproximadamente 3 mil metros quadrados de área verde. Durante a inspeção, os agentes constataram a ausência de placas indicativas de licenciamento ambiental no local. A pessoa presente, ao contatar o responsável pela obra, não apresentou nenhuma documentação regularizando a intervenção.

Diante da situação, os policiais encaminharam o funcionário, acompanhado de dois advogados, à 106ª DP, onde a autoridade policial gerou um auto de constatação e solicitou uma perícia para a área afetada.

Crimes ambientais em 2024

Dados do programa Linha Verde mostram que houve aumento de 25% no número de denúncias de crimes ambientais em Petrópolis. Desde o início do ano, foram realizadas 527 denúncias, contra 420 em todo o ano passado.

Como denunciar

Para denunciar qualquer crime ao Disque Denúncia, basta entrar em contato através dos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, que também funcionam como WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.

Os registros também podem ser realizados através do app “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook. O anonimato é garantido ao denunciante.

Últimas