Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na casa do deputado Daniel Silveira
Policiais federais estão cumprindo mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (16) na casa do deputado federal Daniel Silveira, na região de Araras, em Petrópolis. A ação faz parte da Operação Lume, que apura atos antidemocráticos no país, há dois meses. No total são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão para apurar a origem de recursos e a estrutura de financiamento de grupos suspeitos da prática de atos contra a Democracia. Os mandados estão sendo cumpridos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e no DF.
As diligências foram requeridas pela Procuradoria Geral da República (PGR) e determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Na casa do deputado foram apreendidos celulares e computadores. Os agentes da Polícia Federal também estão cumprindo mandados no apartamento dele em Brasília.
Daniel Silveira também é investigado em outro inquérito, que apura publicações de fake news. Em maio, 29 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos para apreensão de computadores e celulares de blogueiros e empresários envolvidos no esquema de fake news. Também foi alvo desta operação o ex-deputado Roberto Jefferson.
Ainda em maio, os deputados da base aliada do presidente Jair Bolsonaro, entre eles o deputado Daniel Silveira, foram intimados a depor neste inquérito.