Polícia Militar apreende balão de 12 metros na Comunidade do Vila Rica

19/08/2019 14:20

Um balão de 12 metros de comprimento foi apreendido por policiais militares na tarde do último sábado (17), em um terreno baldio na Comunidade do Vila Rica, em Pedro do Rio. Além do balão,  os agentes apreenderam uma bandeira de cerca de 15 metros, uma boca de alumínio e uma antena de bandeira. Todo o material foi encaminhado para a 106ª Delegacia de Polícia (DP).

Leia também: Trem que ligará Nogueira e Itaipava será apresentado no Salão Estadual do Turismo

Segundo os policiais, havia uma denúncia de que homens da cidade de Nova Iguaçu estariam na região em busca do balão. Os agentes fizeram rondas pelo local e encontraram o material caído na vegetação. Dois suspeitos estavam no local, mas fugiram assim que avistaram os PMs.

Soltar, fabricar, vender ou transportar balões é crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais. A pena prevista é detenção de um a três anos, multa, ou ambas cumulativamente. No mês passado, a queda de um balão provocou um incêndio florestal na Rua Barão de Águas Claras, no Centro. O Corpo de Bombeiros foi acionado por um morador que viu o momento em que o artefato caiu na mata.

De acordo com o comandante do 15º GBM, tenente-coronel Gil Kempers, a ação humana é a maior causadora dos incêndios florestais. “A soltura de balões é crime e as pessoas podem denunciar para o 190 ou para o Disque Denúncia. Além disso, ainda temos a queima de lixo e a limpeza do terreno que acabam causando grandes prejuízos”, disse o comandante.

Últimas