Polícia Militar reforça a segurança no Centro durante as festas de fim de ano
O Natal está chegando e por isso as ruas da cidade estão cada vez mais movimentadas. O problema é que justamente nesse período festivo aumenta também a incidência de alguns crimes como os assaltos e roubos de rua.
Para evitar esse tipo de ocorrência, a Polícia Militar de Petrópolis inicia um reforço no patrulhamento ostensivo em toda a cidade. A operação "Papai Noel", que já está começando, distribui duplas de policiais, popularmente conhecidas como "Cosme e Damião", em pontos estratégicos das ruas do Imperador, Paulo Barbosa, Dezesseis de Março, Aureliano Coutinho e também Caldas Vianna, no Centro.
A operação nada mais é do que a transferência de policiais que atuam no funcionamento interno do Batalhão para o patrulhamento das ruas. Com isso, metade do efetivo diário estará presente com ações ostensivas com o intuito de evitar o crescimento da criminalidade no fim do ano.
“Iniciamos a partir de segunda-feira essa operação que pega justamente esse período festivo, onde o movimento de consumo aumenta muito. O nosso foco está nos grandes centros, locais que concentram grande movimento de pessoas. São dias onde muita gente está indo às ruas para fazer as compras de Natal e mesmo com a crise econômica sabemos que esse movimento deve crescer cada vez mais”, explicou o tenente-coronel Castelano, comandante da corporação.
A novidade neste ano é que além do Centro Histórico, o patrulhamento será reforçado também nos centros comerciais dos bairros e distritos. “Temos vários outros pontos de grande fluxo de pessoas como os polos de moda da Rua Teresa, do Bingen e também as áreas comerciais de Itaipava, a Praça de Corrêas, entre outras. Nosso objetivo é evitar justamente que cresça o número de ocorrências, porque é nesse período que os criminosos se aproveitam para essas práticas de roubos e assaltos”, completou Eduardo.
O 26º Batalhão de Polícia Militar de Petrópolis conta hoje com 304 policiais prontos, além de outras dezenas em período de licença e férias. Diariamente são mais de cem policiais nas ruas, número que deve crescer nos próximos dias devido à operação. Os agentes do 26ºBPM vão trabalhar numa escala diferenciada. “Temos um efetivo do expediente que estamos colocando no policiamento a pé, trabalhando dia sim e dia não. No dia que não estiver no expediente o policial estará na rua. Metade estará nas ruas na segunda, quarta e sexta-feira e a outra metade nos outros dias”, explicou o coronel.
A operação acontece até o início de janeiro. Os agentes atuantes na operação serão compensados com folgas ao longo do próximo ano.
Dicas para não ser roubado
A cada dia cresce o número de pessoas envolvidas com a criminalidade. Com isso aumenta a demanda de trabalho dos agentes de segurança. No entanto, não é só a Polícia que precisa fazer sua função. A população também deve fazer a sua parte.
Veja algumas dicas das forças de segurança para evitar ser vítima de roubos de rua:
-Não andar com objetos de valor à mostra, como pulseiras grandes, chamativas, relógios; e acessórios que chamem atenção;
-Manter celulares e outros aparelhos eletrônicos guardados em bolsas ou bolsos maiores; de maneira que não fiquem à mostra;
-Evitar andar pelas ruas falando no telefone celular;
-Evitar ao máximo ocupar as mãos e os braços com sacolas, embrulhos ou qualquer tipo de objeto que possa limitar os movimentos;
-Não demonstrar desatenção ou distração como olhares fixos para vitrines de lojas de maneira que não preste atenção no que acontece na rua;
-Não andar com muitas sacolas ou bolsas na rua. Optando por bolsas menores;
-Não deixar carteira ou dinheiro à mostra.