Ponto de ônibus será mantido no Bosque do Imperador
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes anunciou ontem que vai manter o ponto de ônibus no Bosque do Imperador, mesmo após a liberação da calçada em frente ao prédio do INSS. A decisão contradiz o que estava previsto na época em que a mudança foi feita: por ordem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a transferência seria provisória, apenas enquanto durassem as obras no prédio. Segundo o instituto, a possibilidade de retorno dos pontos ao local de origem está sob análise.
De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, que realizou as obras após parte do reboco da fachada principal cair, apesar da liberação da calçada em frente ao imóvel ainda há trabalhos a fazer. As obras estão em fase final, faltando apenas a instalação do letreiro e acabamentos. A calçada pelo lado da Rua Barão de Teffé continua interditada.
A conclusão da reforma estava prevista para junho, mas houve atrasos e a obra só deve ser entregue no dia 14 de setembro. As intervenções, que custaram R$ 520 mil, começaram um ano após parte do reboco do prédio cair na calçada e por sorte não atingir nenhum pedestre. A reforma foi aprovada pela Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) e previa, entre outras melhorias, a troca das pastilhas da fachada.
Com o início das obras no prédio do INSS, o ponto de ônibus da Viação Cidade das Hortênsias teve que ser transferido, passando da calçado do instituto para o Bosque do Imperador. A mudança no embarque e desembarque dos coletivos aconteceu em junho do ano passado. O ponto atende os moradores da região de Cascatinha e Corrêas e seis linhas param o local.
Além disso, o trânsito na região teve que ser alterado. Desde então as ruas Barão de Teffé (trecho mais próximo à Rua do Imperador) e Epitácio Pessoa estão como a mão ficará invertida. Os pontos de táxi também tiveram mudanças.