Por que os surfistas usam capacete para competir no Taiti na Olimpíada?
Um objeto tem chamado atenção do público que assiste às baterias de surfe da Olimpíada de Paris-2024. Entre as diversas manobras radicais no vasto oceano, é possível notar que alguns surfistas estão usando capacetes em suas cabeças.
A prática, que não é comum na modalidade, vem gerando estranhamento e dúvidas nas redes sociais. Afinal, por que os surfistas estão usando capacete? O motivo pode ser explicado pelo local em que as provas estão sendo disputadas.
Ao contrário das outras modalidades dos Jogos Olímpicos, o surfe não está sendo disputado em Paris, mas nas praias de Teahupo’o, no Taiti, maior ilha da Polinésia Francesa.
As águas do local são conhecidas pelos corais abundantes e pelo mar de pequena profundidade. As ondas costumam quebrar em corais rasos e afiados, o que torna o ambiente bem perigoso. Em especial, quando alguém arrisca um tubo, manobra em que o atleta entra no vácuo da onda, sendo encoberto pela crista.
Acontece que as praias que banham Teahupo’o são conhecidas por serem o ambiente perfeito para o tubo. Com isso, alguns esportistas optam pelo uso do capacete para a própria segurança. As brasileiras Tainá Hinckel e Luana Silva usaram a peça de proteção na competição e Filipe Toledo, o Filipinho, também se utilizou do acessório.
João Chianca, o Chumbinho, é um dos poucos atletas que costuma usar o capacete em todas as etapas do Circuito Mundial. A razão, no entanto, se deve a uma recomendação médica após um grave acidente que ele sofreu no final de 2023, no Havaí.