Posse, Rio Bonito e Gaby terão mais oferta de ônibus a partir de domingo

29/06/2017 15:09

Moradores da Posse, Rio Bonito e Gaby terão maior número de ônibus ofertados a partir de domingo (02.07). A otimização do sistema vai diminuir o tempo de espera das linhas, aumentar o número de viagens em 46,3% saindo dos bairros, além de oferecer a integração total das linhas para outros bairros da cidade com a utilização do RioCard – que ainda garante desconto de R$ 0,10 na tarifa de cada viagem. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) autorizou que a novidade seja testada pela Turb, podendo ser fixada e reajustada de acordo com a demanda de passageiros.

Usuários das linhas 712 (Rio Bonito) e 725 (Posse-Gaby) farão uma transferência eletrônica (desembarcando de um ônibus e ingressando em outro) em um ponto no Centro da Posse, com isso os veículos retornam aos bairros diminuindo o tempo de espera dos demais usuários. Os passageiros da linha Rio Bonito, que atualmente contam com 15 viagens de segunda a sábado e 14 nos domingos e feriados, terão 25 horários à disposição todos os dias, com ônibus saindo a cada uma hora. Já o número de viagens do Posse-Gaby, com a otimização, vai aumentar de 9 para 13, saindo dos bairros a cada 40 minutos – 20 minutos a menos que o praticado atualmente.

Para atender a demanda de passageiros desses dois locais, o número de viagens atendendo da Posse até o Terminal Itaipava também vai aumentar de 69 para 86, com até três viagens a cada 30 minutos em horários de pico e tempo de espera de apenas 15 minutos entre picos. Aos sábados, o número de viagens sobe de 60 para 76 e, nos domingos e feriados, o acréscimo será de 36 para 59.

“A otimização é um passo importante no que se refere à mobilidade urbana de Petrópolis. Estamos trabalhando junto com as empresas para conseguirmos melhorar o transporte no município, que durante muito tempo foi negligenciado pelo poder público. Iremos efetuar testes, como já aconteceu com o Direto, que foi mantido após a população aprovar. O município está empenhado em garantir aos petropolitanos um transporte público de qualidade”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Outro ponto positivo da otimização é que os usuários das linhas 728 (Jurity) e 729 (Albertos) ganharão mais uma viagem, podendo seguir até a Mosela, por exemplo, pagando o valor correspondente a uma tarifa. Atualmente, esses passageiros só integram uma vez,na Posse, conseguindo ir até o Centro. Os usuários da linha 717 (Circular Posse) também vão ganhar mais uma viagem.

“Esse é um grande passo para melhoria de todo o sistema, principalmente para os moradores do quinto distrito. Essa ação visa garantir a mobilidade e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população de forma eficiente e sem onerar a tarifa”, destaca o diretor da Turb Petrópolis, Jean Moraes.

Para garantir que todos os usuários utilizem o novo sistema, a partir de domingo haverá, no ponto de transferência da Posse, um fiscal e um cobrador da Turb, que vão disponibilizar a venda do cartão RioCard a R$ 10,60. Esse valor é referente a duas passagens e ao “casco” e, caso o usuário desista de fazer o uso do sistema, pode devolver o cartão e ter os R$ 3 pago pelo cartão devolvidos. Esse cartão também pode ser adquirido gratuitamente, sem o pagamento dos R$ 3, mediante o cadastro no quiosque da RioCard no Terminal Itaipava ou na loja da empresa, no Centro.

“O Setranspetro orienta à população a buscar seu cartão com antecedência, garantindo a gratuidade e pagando apenas o valor da recarga adquirido no ato do cadastro. Isso faz com que todos os clientes estejam incluídos na otimização do sistema. Além disso, também haverá profissionais vendendo o cartão a R$ 10,60 dentro dos ônibus das linhas 725 e 712 na primeira semana de otimização”, explica a gerente de planejamento do sindicato, Carla Rivetti.

Divulgação para os moradores da região já começou

Informações sobre a otimização já estão sendo divulgadas aos moradores da Posse. Foram confeccionados 20 mil folders pelo Setranspetro e RioCard, que estão entregando o material com as novas informações no distrito, que conta com 8 mil moradores distribuição que também acontece no  Terminal Itaipava. O objetivo é que os passageiros tenham informações sobre as melhorias do novo serviço no dia a dia.

“A divulgação é importante para que o usuário saiba exatamente o que deve fazer e como proceder para utilização do novo sistema. Ainda assim, solicitamos a presença de profissionais para orientar à população. Nessa fase de teste é crucial que as pessoas estejam bem informadas”, destacou Maurinho Branco.

 

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