Posto de Saúde do Meio da Serra está sem médico

25/05/2017 10:00

Moradores do Meio da Serra reclamam das dificuldades para agendamento de consultas nos dois postos de saúde do bairro. O problema persiste desde março. Milhares de pessoas são afetadas e têm que recorrer a outras unidades da cidade ou à cidade vizinha – Duque de Caxias. 

Rogério Leitão, 33 anos, foi diagnosticado com hipoglicemia. Ele precisa ter acompanhamento médico e fazer tratamento para evitar as crises que acabam afetando sua rotina de trabalho. O problema é que ele tenta marcar médico desde o mês passado e ainda não obteve sucesso. “Não tem como. Eu estou há um tempão lutando para marcar a consulta”, contou o vendedor. 

Como não pode esperar, Rogério decidiu marcar consulta com um médico particular. “Tive que separar 10% do que eu ganho para arcar com a despesa para uma só consulta com um especialista. Sabe o que eu deveria fazer? Parar de pagar imposto para pagar essa consulta. Porque se não tenho retorno, não preciso pagar. Certo?”, questionou. 

Além de Rogério, Simone Fernandes, costureira que mora há 42 anos no bairro, também está com o mesmo problema. Ela precisa de atendimento médico e não consegue. “O posto nunca tem médico. Tem mais de um mês. Tiraram o único médico que atendia nos dois postos e agora ficamos sem ninguém para nos atender. O Meio da Serra é um bairro distante e não dá pra ficar sem médico. Aí, se alguém passar mal, tem que se virar. Ou arruma algum jeito de pagar, ou corre para a emergência”, contou, indignada.

Além do problema com falta de médicos, o Meio da Serra sofre com falta de recursos e infraestrutura. A principal rua da região, a Estrada Velha da Estrela, está esburacada, o que dificulta a passagem de veículos. Pela via, que é uma das ligações entre Petrópolis e a Baixada Fluminense, passam milhares de carros, ônibus e caminhões diariamente.

Em nota, a Prefeitura informou que a médica do posto pediu desligamento do programa Mais Médicos, do qual fazia parte. A Secretaria de Saúde já solicitou o encaminhamento de um novo profissional. A secretaria também esclareceu que convocou médicos concursados para a reposição do atendimento em algumas unidades de saúde, entre elas a do Meio da Serra. 

Últimas