Praça da Liberdade ainda com marcas do carnaval
Principal área de lazer e encontro do Centro Histórico e localizada num dos mais importantes sítios arquitetônicos e paisagísticos de Petrópolis, a Praça da Liberdade ainda não se recuperou do carnaval. Palco de vários eventos, a praça teve seus jardins quase inteiramente destruídos. Segundo os frequentadores, os banheiros públicos também precisam de manutenção.
A equipe da Tribuna esteve no local e constatou que não há mais gramado em boa parte da praça. Em muitos pontos ,só é visível o chão de barro. O israelense Rabino Ziv, que tem casa no Rio e visita Petrópolis com frequência lamentou a má conservação do espaço, lembrando que ela tinha melhorado muito, depois de ser reformada, há alguns poucos anos.
“Venho a Petrópolis duas ou três vezes ao ano, trago minha esposa e filhos aqui na praça em boa parte das vezes. A reforma melhorou muito o ambiente, mas vejo que não teve continuidade.” relata o Rabino Ziv.
Os banheiros também precisam de cuidados. Os usuários reclamam do mau cheiro e péssimas condições de higiene. “Está nojento! Péssimas condições! Infelizmente, quem vem à praça tem que usar esse banheiro do jeito que está, por não haver outra opção. E é assim durante todo dia.” disse Marcos Tadeu, morador do Alto da Serra.
Um comerciante do local destacou a queda de suas vendas e do movimento da praça. “As vendas caíram, o movimento na praça diminuiu. Além da falta de atrativos e da pouca conservação, também tem o agravante de a praça ser utilizada por traficantes e usuários de drogas. O cheiro da maconha incomoda e assusta as famílias”, reclamou Edir Dias.
Em nota a Prefeitura informou que a Comdep vai verificar o problema no banheiro e providenciar o reparo e que a manutenção do gramado está na programação do setor de jardinagem da empresa.