Prazo para entrega das obras nas rochas da Rua Nova e da Rua 24 de Maio termina neste domingo (27)

22/11/2022 16:29
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Desde a tragédia de fevereiro, diversos locais em Petrópolis foram atingidos. Os bairros foram os que mais sofreram com as consequências das terríveis chuvas. De lá para cá, moradores ainda sofrem com o medo e a insegurança de que algo semelhante aconteça, principalmente quando chove.

Na lista de locais atingidos pela tragédia estão a Rua Nova e a Rua 24 de Maio. Em junho deste ano, o Estado assumiu as intervenções de mais dois blocos rochosos localizados acima da Rua 24 de Maio. A rocha da Rua Nova já estava no pacote.

A pedra que fica próxima à Escola Municipal Clemente Fernandes recebeu intervenções de forma emergencial. Iniciada no dia 27 de maio, a obra deverá ser entregue neste domingo (27).

Fase de finalização da contenção

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), todas as obras da região da Rua Teresa serão entregues até o prazo estabelecido, ou seja, neste domingo (27). De acordo com a pasta, depois do envelopamento das pedras e da fixação das rochas, as equipes estão agora na fase de finalização da contenção.

As obras no complexo da Rua Teresa, Rua 24 de Maio e na Rua Nova foram iniciadas no dia 22 de maio, segundo a Seinfra. Embora somente a rocha acima da Escola Municipal Clemente Fernandes tivesse caráter emergencial, as outras duas intervenções também serão entregues no prazo de seis meses.

Deslocamento de rochas

Em vistoria técnica realizada pelo Ministério Público, o engenheiro da Seinfra, Gleidson Portela, e responsável pelas intervenções na região da Rua Teresa, informou que a Rua Nova é considerada a mais perigosa em termos de deslocamento de rochas.

Na ocasião, em junho, Denise Tarin, procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), disse que as ações deveriam ser efetivas para que mais vidas não fossem perdidas.

Sem responsável definido

Vale lembrar que dos 119 locais atingidos pela tragédia em fevereiro, 95 ainda não têm responsável definido, segundo o relatório final da Comissão Especial de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica da Câmara Municipal de Petrópolis. Além disso, o relatório também apontou que 14 obras são de responsabilidade do município e dez do Estado.

Leia também: Comissão da Câmara aponta que 119 locais atingidos pela tragédia de fevereiro ainda necessitam de obras; 95 não têm responsável definido

Últimas