Pré-vestibular comunitário abre 60 vagas

03/03/2017 11:05

Neste sábado (4), estudantes que já estejam cursando ao menos o 2° ano do Ensino Médio, da Rede Pública ou que possuem bolsa integral de 100% terão mais uma oportunidade de ingressar no Pré vestibular Comunitário (PVNC). As aulas são ministradas por professores graduados, e é cobrada por mês uma taxa de R$ 25 para a compra de material didático dos alunos, de limpeza, e realização de passeio acadêmicos. Ao todo o curso oferece 60 vagas e tem 80% de aprovação em vestibulares de universidades públicas como a UERJ e UFRJ. As aulas ocorrem no Colégio Santa Catarina, na Rua Monte Caseiros n° 278, que sede o espaço ao projeto comunitário.

Os alunos que chegarem até 13h30 na unidade de ensino poderão se inscrever no pré vestibular mediante o pagamento de uma taxa de R$ 5 e a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado a escola que disponibiliza a sala de aula. A abertura e boas vindas será realizada a partir das 14h. O foco do curso é disponibilizar ensino de qualidade para pessoas que não tem condições de pagar pelo serviço. Por este motivo é necessário que os alunos apresentem posteriormente documentação específica que comprove a situação carente. 

Este ano o PVNC completa 23 anos de existência, e possui cerca de 25 professores mestrandos e alguns doutorandos que lecionam todas as disciplinas por amor, ou seja, ministram as aulas e preparam os alunos para o vestibular gratuitamente. “Trabalhamos por ideal! O dinheiro que arrecadamos com a taxa mensal é controlado pelos próprios alunos, ou seja, eles que organizam os passeios acadêmicos e estipulam os gastos com outras coisas. O currículo de todos os profissionais está disponível na plataforma do site”, ressaltou a professora de português Adriana Freire. 

Inicialmente as aulas serão realizadas todos os sábados de 8h30 às 18h30, nos dois últimos domingos do mês das 9h às 15h30 e nos feriados também de 9h às 15h30. Mas a grade poderá ser modificada ao longo do ano. “O PVNC luta contra qualquer forma de racismo, injustiça e desigualdade e, em caráter específico, uma ação política pela democratização do direito a educação, através de uma rede pública (e, portanto, comum/universal) de ensino e pesquisa, de qualidade e que garanta acesso aos níveis fundamental, médio e superior a todas as pessoas”, explicou.

Mais informações podem ser obtidas através do site: http://www.sentimentanimalidades.net/pvnc/historicopvnc.htm.



Últimas