Prédio centenário dos Correios sofre com abandono; pichação, lixo e até roupas penduradas nas laterais do imóvel chamam atenção

09/02/2023 16:59
Por Helen Salgado

Quem passa em frente ao prédio dos Correios, construído em 1922, fica assustado com o estado de abandono do local. Nesta quinta-feira (9), foi possível ver até roupas penduradas nas laterais do edifício, além das já conhecidas pichações e de lixos espalhados.

Leia também: Prédio dos Correios, que completa 100 anos em novembro, sofre com a falta de preservação

Foto: Redação – 9 de fevereiro de 2023

O abandono é sinônimo de tristeza para o petropolitano, já que o imóvel é de grande valor histórico para a cidade. A agência foi criada em 1848, através de um decreto de Dom Pedro II, tornando-se uma das mais antigas do país.

Foto: Redação – 9 de fevereiro de 2023

O livro de Vera Maria Muller, Os Correios de Petrópolis: Um passeio pela história, relata que, mesmo com a edificação do prédio, inaugurado em 12 de novembro de 1922, a inauguração só foi possível graças à especial concessão feita pela Princesa Isabel, uma ano antes.

“Um dos últimos atos de Sua Majestade, “a Redentora”, antes de seu falecimento em 14 de novembro de 1921, a cessão de uma parte nobre dos jardins do Palácio Grão-Pará teria sido precedida, segundo consta, de uma única solicitação: que o busto de seu querido pai, o Imperador Pedro II, fosse erigido à entrada desta agência, tornando-se assim um lembrete a mais do amor do nosso último soberano por esta cidade que, também por amor, ele fez edificar.”, ressalta a sinopse do livro.

Recuperação do imóvel

Em agosto do ano passado, o município oficiou o ex-presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, solicitando a recuperação do prédio. No entanto, nenhuma providência foi tomada.

Foto: Redação – 9 de fevereiro de 2023

Arquitetura

O prédio centenário, construído em estilo neoclássico, esbanja beleza não somente pela parte externa, que atualmente está abandonada, mas também pelos detalhes que impressionam quem adentra o imóvel.

Os três salões interligados e os vitrais que compõem a beleza e a arquitetura do prédio encantam quem visita o espaço.

O que diz os Correios

A assessoria de imprensa dos Correios foi procurada e respondeu que com relação ao uso da calçada e da fachada do prédio da estatal por pessoas em situação de vulnerabilidade, os Correios acionaram a equipe de abordagem e acolhimento da prefeitura municipal de Petrópolis.

*Matéria atualizada 10/02 às 14h30 para inclusão do posicionamento dos Correios

Últimas