Prédio dos Correios, que completa 100 anos em novembro, sofre com a falta de preservação

26/10/2022 16:35
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Petrópolis é uma cidade marcada pela sua história e por seu patrimônio cultural. Por outro lado, é comum caminhar pelas ruas do Centro Histórico e encontrar diversas construções precisando de intervenções. Uma delas é o prédio dos Correios, bem no coração da cidade. Quem passa em frente ao imóvel, datado de 1922, lamenta sua falta de preservação.

A construção do prédio, em estilo neoclássico, foi realizada em parte do terreno do Palácio Grão-Pará, quando teve a venda autorizada pela Princesa Isabel. O único pedido que ela fez foi que o busto de seu pai, Dom Pedro II, fosse colocado na entrada do prédio. 

Foto: Museu Imperial/Ibram/MTur

Com quase 100 anos de história, o prédio guarda verdadeiros tesouros em seu interior.

O protagonista da sala de atendimento é o vitral oval, que retrata uma mulher e um menino em uma nau, remetendo àquelas que circulavam pela Baía da Guanabara. Ambos podem ser vistos em cima de alguns pacotes de encomendas. 

O interior tem três salões, sendo o da entrada de teto abobadado e pé direito alto. Os lustres originais, os vitrais, as portas de madeira maciça entalhada e os corrimãos e gradis, trabalhados em ferro, são alguns deles. Acontece que, do lado de fora, ao avistar a fachada, ninguém imagina que a construção quase centenária faz valer a pena a visita. Quem passa pelo local, avista o prédio pichado, sujo e precisando urgentemente de intervenções, diga-se de passagem, à altura de seu valor histórico.

Recuperação do prédio

Em agosto, o prefeito Rubens Bomtempo oficiou o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, solicitando a recuperação da agência. O ofício foi protocolado no dia 16 de agosto. No entanto, dois meses se passaram e o local permanece da mesma forma.

Em resposta à Tribuna, os Correios informaram que o imóvel está sendo preparado para alienação e que o edital com as informações será divulgado oportunamente. Se confirmada a venda do prédio, a agência Petrópolis será realocada para outro endereço, que será amplamente divulgado à população.

Sobre a venda do imóvel, especialistas acreditam que o prédio tem valor de, pelo menos, R$ 4 milhões.

Últimas