Prédio histórico atingido por incêndio é colocado para alugar

09/03/2019 10:45

Embora interditado pela Defesa Civil, o prédio que pegou fogo, onde funcionava uma academia na Rua do Imperador, está para ser alugado. As placas foram colocadas nesta semana, assim como comportas anti-enchente foram instaladas na frente das três lojas que estão fechadas desde o incêndio no dia 3 de fevereiro. De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), responsável pelo tombamento do prédio, nem mesmo o projeto de reconstrução exigido foi encaminhado ao órgão. 

Segundo o Inepac, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil ainda não informaram o  resultado da perícia sobre o que causou o incêndio. Na ocasião, uma arquiteta do instituto esteve no local e constatou que parte da estrutura de sustentação do piso ruiu, por serem barrotes de madeira. Também o telhado foi afetado, no trecho onde funcionava uma lanchonete. E também houve danos nas esquadrias.

veja também: Após incêndio destruir academia, grupo cria corrente do bem para recomeçar projeto

O fogo começou na madrugada, por volta de 1h40, o Corpo de Bombeiros levou cerca de três horas para conseguir extinguir as chamas. O prédio foi interditado pela Defesa Civil por conta do risco do desplacamento da fachada. E tanto por orientação da Defesa Civil como por exigência do Inepac, a edificação deveria ser escorada o mais rápido possível, até o início das intervenções de construção no local. O que também não aconteceu. 

Só para o sobrado, o proprietário da academia estimou um prejuízo de R$ 600 mil. Já nas lojas, uma funcionava uma farmácia teve o letreiro removido. A loja do meio que também foi atingida, estava vazia. E a loja onde funcionava uma lanchonete teve a porta trocada nesta semana. 

Por telefone, a imobiliária indicada na placa informa que as lojas serão ocupadas apenas após a reconstrução do prédio, mas que não há previsão para que isso aconteça. Segundo o Inepac, a proprietária está fazendo contato com algumas firmas e profissionais para definir quem fará o serviço. 

Últimas