Prédios históricos, lojas e portões são alvo de pichação no Centro Histórico
Para quem anda pelo Centro Histórico de Petrópolis não é incomum observar vários locais pichados. Nas principais ruas da cidade, muros, portões e paredes têm marcas de vandalismo e pichação. Prédios históricos do município também são afetados, em um problema que existe há anos.
Um dos pontos que mais sofre com a pichação é o prédio dos Correios na Rua do Imperador. O local era fortemente alvo de pichações, passou por uma grande reforma há alguns anos e foi novamente vandalizado. Além de pichações no alto, feitas com spray, o prédio também tem diversas escritas pequenas na parte baixa da lateral do imóvel. Outros prédios históricos como o do Cefet e o da antiga agência do Banco do Brasil não fogem à regra.
Outros locais como muros e portões de lojas também possuem diversas pichações nas ruas do Centro. Em Petrópolis, a lei municipal 8.262/2022 instituiu a política contra pichações na cidade, destinada a conter a depredação e poluição visual provocada. Segundo o texto, os pichadores que infringirem a lei, deverão reparar o dano e pintar integralmente a edificação ou monumento, além de multa.
A Polícia Militar afirma que realiza rondas e ações no Centro e nos bairros de Petrópolis. A Prefeitura foi questionada sobre o que é feito para coibir o comportamento e se as câmeras de monitoramento são utilizadas para identificar infratores, mas não respondeu até o fechamento da matéria.