Prefeito promete resolver BR-040 hoje com ministro dos Transportes
Está agendada pelo deputado federal Lindbergh Farias uma reunião entre o prefeito Rubens Bomtempo e o ministro dos Transportes, Renan Filho, hoje, em Brasília. Na pauta, uma solução para a nova pista de subida da serra. A Concer está à frente da concessão desde 1995. E Bomtempo governou a cidade entre 2000 e 2008 e, depois, de 2013 a 2016. Seu vice, Mustrangi, foi prefeito entre 2009 e 2012. Somando tudo, incluindo a atual gestão, são 19 anos da dupla na prefeitura. E só agora, eles lembraram de cobrar a pista e outros itens do contrato?
Dois cenários
Seriam dois os cenários desenhados para uma solução: um novo acordo com a Concer, que ficaria mais 15 anos à frente da concessão em troca da nova pista (que era uma obrigação contratual, mas que a empresa disse que não cumpriu porque tomou beiço de um aporte do governo federal) ou uma licitação para escolha de uma nova administradora. A primeira opção estaria esbarrando em recomendação do Tribunal de Contas da União que é contra a prorrogação de contrato e, a segunda, vem sendo empurrada com a barriga por mais de dois anos. A última promessa é que seja realizada a licitação no segundo semestre e a concessão inicie em 2025.
ICMS a mais
Tá ficando mais forte o burburinho nos bastidores de que a prefeitura – com dificuldades para reverter a decisão que mandou cessar o envio do ICMS a mais para Petrópolis – prepara um projeto de lei de orçamento substitutivo para este ano a ser votado na Câmara de Vereadores. O documento vai estabelecer R$ 288 milhões a menos.
Que fim levou?
Vai fazer dois anos agora em junho que o governo do Estado – teve solenidade e tudo – inaugurou o programa Bairro Presente na Rua Teresa. Ele funcionaria como ponto de aproximação da Polícia Militar com a população do Alto da Serra. Depois, nunca mais se falou no assunto, nem mesmo para o Estado apresentar algum dado estatístico de atendimentos ou resultados.
Já acabou
Em 2022, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico requentou uma ideia do ano anterior da gestão interina de Hingo Hammes e lançou o projeto “Jardins Imperiais” provocando a iniciativa privada a adotar e cuidar de espaços públicos. Foram adotadas a Praça da Águia e o Trevo de Bonsucesso. Depois, não evolui mais. E vamos combinar que o Desenvolvimento Econômico devia era estar trazendo empresas para a cidade deixar os jardins para a SSOP ou Comdep, né?
Big Brother burlado
Bem que a gente desconfiava – porque tudo tem um jeitinho – que o programa Big Brother do Lixo, aquele com câmeras filmando em tempo real os porcalhões que jogam entulho nas ruas podia ter desafios. As câmeras ficam em pontos onde o despejo já é uma ‘tradição’ e parte dos equipamentos é capaz até de identificar placa dos carros, para que os infratores sejam punidos. Mas, o pessoal já sacou que dá para vazar o entulho antes ou depois de onde estão as câmeras para não serem flagrados.
Bullyng
Hoje, às 19h, o Cefet Petrópolis promove, em seu Salão Nobre, a mesa-redonda “Bullying e Violência Escolar: as múltiplas faces de um problema real”. A realização faz parte de uma série de ações focadas na temática para o mês de abril, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado no dia 7. A mesa redonda reúne especialistas no assunto.
E segue o baile
Sobre o aniversário de um ano do incêndio na garagem das empresas PetroIta e Cascatinha (e ainda não esclarecido) leitores da coluna pediram para a gente lembrar duas coisas: primeiro, que prefeitura e empresas alegaram ser criminoso antes mesmo de as chamas terem sido debeladas pelos bombeiros e, segundo, que vários outros incêndios em ônibus que se seguiram nas ruas foram classificados pelo prefeito Bomtempo como ‘atos terroristas’. E até hoje não se identificou nem criminosos nem terroristas.
Contagem
E Petrópolis está há 343 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br