Prefeito se reúne com Serratec: departamento jurídico analisa licitação polêmica

08/01/2021 11:05

Em reunião realizada nesta sexta-feira (8) o prefeito interino Hingo Hammes informou aos representantes do Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec) que o departamento jurídico do governo municipal está analisando o pedido de suspensão da licitação de informatização das secretarias da Prefeitura, feito pela entidade. Segundo o presidente do Serratec, Marcelo Carius, na reunião, o prefeito interino destacou que é preciso consultar o jurídico, para orientar as medidas necessárias. Uma resposta definitiva deve ser dada na próxima semana. 

Segundo Marcelo, o prefeito disse que busca respaldo para que a decisão tomada pelo município não seja revertida depois. Na última semana, o Serratec solicitou ao prefeito interino a suspensão da licitação no valor de R$ 9.640 milhões realizada pelo governo municipal em dezembro de 2020. O pregão tinha como objetivo a informatização da Prefeitura de Petrópolis. O ofício foi entregue no dia 30 de dezembro, quando Hingo ainda era presidente da Câmara Municipal. 

O pregão foi realizado no dia 23 de dezembro e duas empresas foram declaradas vencedoras. A Sigcorp Tecnologia da Informação LTDA e Tecnológica Prestadora de Serviços de Informática LTDA-ME. A primeira empresa ficou com o lote dois (recebendo o valor de R$ 3.140 milhões) e a outra com os lotes um e três (totalizando R$ 6.500 milhões).

Na época da licitação, dois pedidos de impugnação tentaram cancelar o pregão, mas os argumentos não foram aceitos pelos técnicos do Departamento de Licitações da Prefeitura. Os questionamentos foram feitos por uma empresa também participante do processo licitatório. No entanto, no site do governo municipal, não é possível saber o nome da empresa que entrou com essas impugnações.

O ofício do Serratec foi divulgado nas redes sociais da instituição. Na entrega do documento, o presidente da Serratec, Marcelo Carius disse que a instituição não participou do pregão e só ficou sabendo da licitação depois dela ter sido realizada. “Tínhamos um convênio com a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de elaboração de um projeto de um banco de dados único e um conjunto de informações estratégicas que foi todo jogado no lixo com essa licitação realizada pela Prefeitura no apagar das luzes em 2020”, lamentou o empresário.

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