Prefeito solicita regulamentação das charretes elétricas ao governo federal
A regulamentação das charretes elétricas no município foi um dos temas abordados pelo prefeito Bernardo Rossi durante reunião com o secretário Nacional de Transportes Terrestres, General Jamil Megid Júnior, nesta quarta-feira (17) em Brasília. O projeto apresentado pela prefeitura ainda terá que passar por análise técnica do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O objetivo do governo municipal é de manter a tradição dos passeios pelo Centro Histórico sem a utilização dos animais, conforme definição do plebiscito realizado em outubro do ano passado.
"Deixamos claro que a nossa primeira medida foi respeitar o resultado das urnas, determinando o fim da tração animal na cidade. Mas também é importante para a nossa cidade a manutenção do serviço de passeios turísticos de uma outra forma. O secretário entendeu a importância da atividade e agora precisamos esperar a avaliação do Denatran para que as charretes elétricas sejam regulamentadas", explica o prefeito Bernardo Rossi. Este tipo de serviço com veículos elétricos é inédito no país.
O fim do uso de animais para tração das charretes foi escolhido por 117 mil pessoas no plebiscito realizado em outubro do ano passado. Após homologação do resultado pelo TSE, a prefeitura decretou a extinção da atividade em março. Desde abril, a prefeitura mantém o atendimento aos charreteiros no Espaço do Empreendedor, no Centro Administrativo, com cadastramento de currículo no Balcão de Emprego, oferta de vaga como ambulante, microcrédito e orientação sobre Microempreendedor Individual (MEI), além de cursos gratuitos de informática e educação orçamentária.
Ainda segundo o prefeito, "todos os segmentos estão sendo contemplados desde o fim da atividade. É uma preocupação nossa que nenhum setor ficasse sem solução ou atendimento".