Prefeitura alega que Bomtempo e secretários não compareceram à Câmara, pois documento não teria data e horário

11/jul 14:24
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis informou que o prefeito Rubens Bomtempo (PSB) não atendeu ao convite da Câmara Municipal, para prestar esclarecimentos a respeito da situação financeira da cidade, pois o documento chegou ao gabinete do Chefe do Executivo sem data e horário. O mesmo teria acontecido em relação à convocação do secretário de Fazenda e do procurador-geral do município. A reunião aconteceria na segunda-feira (08) e foi uma solicitação da vereadora Júlia Casamasso (PSOL), aprovada em plenário.

“Infelizmente, o Executivo Municipal alegou desconhecer a data exata do convite e não compareceu à reunião proposta pela vereadora Júlia Casamasso para prestar esclarecimentos à Câmara sobre a crise do ICMS de Petrópolis. Entendemos que imprevistos podem ocorrer, mas reiteramos nosso compromisso com a transparência e a participação popular”, informou o gabinete da vereadora.

Em contato com a reportagem, o Departamento Legislativo da Câmara Municipal esclareceu que o convite e a convocação tiveram despachos com hora e data nos processos físicos, conforme consta nos inerentes procedimentos. Segundo o setor, a chegada do ofício sem data e horáro ao gabinete do prefeito pode ter ocorrido por erro no sistema, mas as informações poderiam ser consultadas no inteiro teor dos processos, bem como foram amplamente divulgados pela imprensa.

Diante disso, a vereadora realizou um novo convite, que foi aprovado na sessão plenária de quarta-feira (10). Agora, os parlamentares pedem a presença de Bomtempo na próxima segunda-feira (15), às 15h. Casamasso convidou a população para participar e ouvir os esclarecimentos. “O diálogo é fundamental para encontrar saídas para a crise em nossa cidade, e se o motivo da ausência do prefeito na Câmara Municipal foi não saber a data e hora da convocação, esperamos que agora ele possa estar presente”, disse a parlamentar.

Na nota em que esclareceu o não comparecimento, a Prefeitura ainda reafirmou o “compromisso da atual gestão com a transparência e o diálogo aberto com todos os poderes constituídos”. Ressaltou que representantes do Executivo estiveram na Câmara em diversos momentos, inclusive, no dia 9 de julho, para tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias

Últimas