Prefeitura anuncia a construção de 25 novos leitos em maternidade

05/07/2018 11:45

Após a abertura de inquérito policial para investigar as mortes de dois bebês na maternidade do Hospital Alcides Carneiro nas últimas semanas, a Prefeitura anunciou a construção de 25 novos leitos para na maternidade. A obra deve ser entregue em três meses. Acatando recomendação da Defensoria Pública, a Secretaria de Saúde também confirmou que vai contratar leitos em hospitais particulares, nos casos de utilização de todos os leitos da maternidade – hoje são 44. A maternidade realiza, em média, 275 partos por mês e 30% dos atendimentos são de pacientes vindos de outras cidades, especialmente, da Baixada Fluminense. 

De janeiro a abril deste ano foram feitos 1.102 partos na unidade. O número representa um aumento de 6% em relação ao ano passado. Do total de partos realizados nos primeiros quatro meses de 2018, em 10 foi constatada a morte dos bebês (0,09% dos casos). A Prefeitura informou que os casos de dois óbitos de bebês, nos últimos 15 dias, estão sendo investigados com rigor pela Direção Técnica do Hospital Alcides Carneiro. 

De acordo com a apuração das comissões sindicantes, as duas investigações não apontaram para negligência médica e em ambos a maternidade não registrava sobrecarga. Os processos foram encaminhados para parecer da comissão do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. A direção do hospital também informou que todos os atendimentos da maternidade são acompanhados por obstetras e são realizados exames de imagens, protocolos já executados pela unidade, e que o hospital passará a fornecer à gestante laudo por escrito da conduta a ser seguida. 

Últimas