Prefeitura arquiva 200 processos abertos após greve na rede de Educação, em 2014

31/03/2017 11:50

A Prefeitura arquivou os 200 processos administrativos abertos após greve na rede municipal de Educação, em setembro de 2014. Na época, a paralisação foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio, mas muitos profissionais não voltaram de imediato às suas funções, o que gerou descontos nos salários e processos àqueles que aderiram ao movimento. O prefeito Bernardo Rossi assinou o arquivamento dos processos durante solenidade realizada na última quarta-feira com os representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação – Sepe Petrópolis. “Agradeço ao Sepe, pois eles estão nos ajudando a ver os pontos que precisam ser discutidos para beneficiar os servidores. Essa assinatura é apenas um ato, o cumprimento de uma obrigação. Eu acompanhei a luta de vocês e esse arquivamento é mais do que justo”, afirmou Bernardo Rossi.

Na ocasião, a diretora do Sepe, Rose Silveira, falou sobre a importância do arquivamento, que possibilita a liberação da ficha funcional para contagem de tempo de serviço. Além disso, o arquivamento abona as faltas para fins funcionais para todos os que participaram da greve. “O Sepe ganhou na justiça, no ano passado, o direito de arquivamento dos processos, mas o ex-prefeito não cumpriu com a obrigação. Hoje, o prefeito Bernardo Rossi está arquivando os processos e acabando com o tempo de perseguição, liberando a ficha funcional e abonando as faltas para todos que participaram da greve”, explicou Rose acrescentando que a greve durou de 4 a 30 de setembro de 2014.

“Esse ato representa um avanço. Estamos fazendo reuniões pontuais após quatro anos de abandono. Nem tudo que é justo é feito. É preciso ter vontade e é isso que prefeito está fazendo, marcando um novo período para a educação”, finalizou.

O prefeito Bernardo Rossi disse ainda que outras solicitações sinalizadas pelo sindicato estão sendo avaliadas. “Pagamos os fornecedores de merenda que ficaram sem pagamento no ano passado e vamos começar a chamar os concursados em breve”, anunciou.

Últimas