Prefeitura, com rombo em suas contas, vai ensinar Educação Financeira nas escolas

15/nov 04:15

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço… O prefeito Rubens Bomtempo sancionou lei do vereador Hingo Hammes, e agora seu futuro sucessor, estabelecendo o programa de educação financeira na rede municipal de ensino. O foco são os alunos do sexto ano do ensino fundamental e também os adolescentes do ensino médio no Liceu Municipal. Eles vão aprender finanças pessoais, classificação de receitas e despesas, montagem de orçamento familiar, balanço positivo e negativo e suas consequências, reconhecimento dos diferentes meios de pagamento (dinheiro, cheque, cartões de débito e crédito) e por aí vai. Podia acrescentar como gerir o ICMS e como manter as contas públicas saneadas, com matrícula compulsória para agentes públicos do executivo.

Tudo sob controle

Quando o ICMS a mais deixou de existir, como era o risco que se corria, Bomtempo não convocou gabinete de crise, nem fez um plano de contingência para reduzir despesas. Isso foi em maio do ano passado. Na ocasião, bateu o pé que poderia resolver judicialmente e foi recorrendo, recorrendo, até que o Supremo Tribunal Federal definiu a redução. E não havia um Plano B, como estamos descobrindo agora com serviços públicos colapsando…

Só para constar

A atual legislatura, que aos 48 minutos do segundo tempo “acordou” e tenta mostrar alguma serventia de fiscalização explanando (tarde demais) a gestão Bomtempo, além de não ter votado as contas dos ex-prefeitos, ficou nos devendo resultados como o da “Comissão Especial sobre a Problemática dos Fios em Nossa Cidade”, que foi formada para discutir o sanhaço do emaranhando de cabos da Enel e empresas de telefonia e internet nos postes. Deu em que?

O Coral de Petrópolis, que acaba de completar 35 anos, fará um concerto especial neste sábado, na varanda da Casa da Princesa Isabel, um cenário charmoso que vai tornar a apresentação ainda mais memorável. O coro, sob a regência do maestro Rodrigo d’Ávila, se apresenta às 17h, com repertório de canções natalinas. A entrada é franca, uma programação realizada pela Cia Imobiliária de Petrópolis, Di Paola Criações Artísticas e Duetto’s Bistrô em Café. Em caso de chuva, o evento fica suspenso.

Sempre célere

Em julho do ano passado, a prefeitura licitou empresa para reformar o espaço do feirante, uma casinha de apoio aos trabalhadores da Feira Livre da Rua Souza Franco, no Centro. Ia custar R$ 65 mil com previsão de ficar pronta em 60 dias. Na verdade era só uma guaribada mesmo. O contrato só foi assinado em novembro, mas parece que nada foi feito.

Viagem no tempo

No dia 08 deste mês, em Diário Oficial, portanto depois de um ano da assinatura do contrato, eis que a prefeitura publicou citando a JÁ Construtora um despacho autorizando o início da obra em 09 de agosto. Uma autorização retroativa. Mas, se iniciou em agosto, já está pronta?

Contagem I

Petrópolis está há 1 ano e 185 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Contagem II

Faltam 47 dias para Petrópolis virar a página.

Isso é que é folga

Tem ponto facultativo na segunda e terça e feriado na quarta. Servidores públicos municipais e estaduais foram beneficiados com essa folga prolongada. E como hoje também é feriado… a folga é de seis dias. Isso nas repartições públicas do executivo. Mas e no legislativo? Vereadores voltam mesmo ao trabalho na quinta-feira que vem ou emendam direto a próxima semana?

Empresa que presta serviços de iluminação à prefeitura parece que é mais uma que não recebeu pagamento… Ontem, funcionários deixaram esse caminhão obstruindo metade da Rua Quissamã, em protesto. No cartaz, relatam atraso nos salários. Chamaram bastante a atenção e geraram engarrafamento.

E as motos?

Leitores da coluna, sobre a reportagem em que a editoria de Cidade da Tribuna de Petrópolis evidencia que só esse ano o município registrou mais de 21 mil infrações por estacionamento irregular, querem fazer um apelo por meio de os Partisans. Pedem que as forças de segurança aumentem a fiscalização sobre as motos. De fato, está insuportável. Excesso de velocidade, avanço nas faixas de pedestre, bandalha em pontes na contramão e aquele zigue-zague nas vias. Tá mesmo bem complicado.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas