Prefeitura fecha escola que funcionava em imóvel precário no Alto Independência

02/08/2017 11:45

A existência de infiltrações e mofo em todas as salas da casa onde funciona Escola Professora Ernestina Francioni, no Alto Independência, levou a Secretaria de Educação a transferir todos os 199 alunos da unidade de ensino. As crianças, que têm entre 6 e 10 anos, estão matriculadas em turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental e, amanhã, já irão estudar em novo endereço, na Escola Alto Independência, a poucos metros do espaço anterior.

A decisão de transferir os alunos foi tomada após vistoria da Defensoria Pública, que classificou o espaço como insalubre. No local foram encontradas paredes com reboco caindo, teto da cozinha com infiltração e muito mofo em todos os ambientes. “O uniforme não vai mudar, o horário das aulas também não. Apenas o espaço físico foi modificado”, afirmou o secretário de Educação, Anderson Juliano, apontando, ainda, a consonância da administração municipal com a recomendação da Defensoria. Os defensores visitaram a unidade e encaminharam um documento à secretaria, assinalando necessidade de mudança no atendimento após o recesso escolar.

A mudança foi anunciada ontem aos pais e responsáveis pelos alunos, em reunião realizada no salão da Igreja Batista, bem ao lado de onde funciona a escola. Na ocasião, representantes da Prefeitura explicaram que, apesar da mudança de prédio, a gestão do espaço será compartilhada pelas diretoras das unidades escolares. 

Os alunos da Escola Professora Ernestina Francioni utilizarão as salas localizadas no primeiro andar no prédio da E.M Alto Independência, tendo, inclusive, entrada distinta. As salas de aula foram limpas e organizadas para receber as novas turmas.

Os pais que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o setor de inspeção escolar da Secretaria de Educação, através do telefone 2246-8675. “As instalações da Escola Municipal Alto Independência também podem ser visitadas pelos responsáveis. Estamos realizando o processo com transparência. O espaço que era ocupado pela Escola Professora Ernestina Francioni será devolvido à Igreja Batista. Agradecemos imensamente à direção da igreja, que cedeu durante 40 anos o espaço para a escola”, explicou Anderson Juliano.

 



Últimas