Prefeitura fecha Palácio de Cristal a partir de segunda-feira para obras
Um dos pontos turísticos mais visitados e um dos símbolos de Petrópolis, o Palácio de Cristal será fechado a partir desta segunda-feira (27). A medida é por causa das obras de reforma do espaço, que agora, chegará aos jardins. Desde o ano passado, a empresa responsável pelo serviço atua no local, com a reforma dos banheiros, e nesta segunda fase vai dar atenção à toda a parte elétrica – que será refeita. A equipe também vai trabalhar na troca do piso que fica na parte externa do Palácio. A previsão é que o Palácio seja reaberto em 90 dias. O local não passava por uma grande reforma há mais de 20 anos.
Leia também: Museu Imperial: um passeio pela história do Império
As obras no Palácio de Cristal vão custar R$ 1.144.768,83, com a maior parte do recurso proveniente de emenda parlamentar. Operários da empresa responsável pelo serviço, a Ponta do Céu Urbanização Construções e Paisagismo, trabalham atualmente na área dos banheiros, que ficará totalmente nova e acessível. “O Palácio de Cristal é um patrimônio da nossa cidade e há anos não passava por uma reforma como esta. Ele é um importante equipamento turístico, que atrai muitos visitantes, então é fundamental para o setor. Mas é importante lembrar que, assim, estamos também preservando a nossa história, a história da nossa cidade. Essa é uma importante conquista para o município, conquistamos a verba federal e conseguimos tirar a reforma do papel”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.
Pelo espaço, que completa 136 anos em fevereiro, passam milhares de pessoas por mês, chegando a 450 mil durante a Bauernfest, por exemplo. Além de banheiros novos, o Palácio também vai receber novas luminárias, um piso de fulget, também conhecido como granito lavado, que é um tipo de revestimento que deixa as pedras aparentes, e ainda terá a entrada reformada.
“É uma obra muito importante, que vai abranger todo o espaço dos jardins. Por isso é necessário que ele fique fechado neste período, até mesmo para evitar acidentes”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Instalado na antiga Praça da Confluência, chamada pelos colonos alemães de Praça Koblenz, esse patrimônio do município, cuja estrutura pré moldada veio da França, inspirado no Palácio de Cristal de Londres, completa 136 anos no dia 02 fevereiro. Foi encomendado pelo Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel, para receber exposições de flores, hortícolas e de pássaros.
Leia também: Museu do Amanhã vai suspender visitas gratuitas às terças-feiras