Prefeitura inaugura pista de skate no Parque de Itaipava
Três anos depois da assinatura do contrato entre a Prefeitura e o Ministério dos Esportes, a pista de skate no Parque Municipal de Itaipava foi enfim entregue na manhã de dessa sexta-feira (27). De acordo com a prefeitura, a construção da pista custou R$ 247 mil reais. O equipamento, que possui 660 metros quadrados, é a primeira na cidade na modalidade street e recebeu o nome do skatista conhecido em Petrópolis, Rogério Carreteiro Pinto Neto, o Neném, que faleceu há um ano e meio.
A pista simula um ambiente urbano onde os skatistas podem saltar, fazer manobras em rampas, muretas, bancos e corrimões. O equipamento tem nove obstáculos de concreto e ferro, além de bancos para o público, e paisagismo. “A cidade tem agora um local apropriado de fato, dentro dos padrões atuais e vai oferecer um espaço de qualidade”, disse o integrante da Federação de Skate do Estado do Rio de Janeiro, Amplus Carvalho.
Para o skatista Eduardo Pessanha, de 38 anos, que vem acompanhando desde o início o processo de construção da pista, o equipamento atende as reivindicações dos atletas. “Foram anos pedindo por essa pista e apesar da obra não ter sido feita por uma empresa especializada neste tipo de construção, o resultado foi bom. Acredito que mais pessoas vão praticar o esporte agora que temos um lugar apropriado”, comentou.
Durante a inauguração, o prefeito Bernardo Rossi anunciou outras melhorias para o parque, como a reforma das quadras, a abertura da licitação para a compra de novos brinquedos dos parquinhos e o processo de Parceria Público Privada (PPP) para a utilização do parque. “São projetos importantes para o parque. Teremos mais visitantes e estamos oferecendo equipamentos de qualidade para os usuários”, disse o prefeito.
Em parceria com a iniciativa privada, o Parque de Itaipava também ganhou uma pista de Pump Track. Foto: Bruno Avellar/Tribuna de Petrópolis
Além das obras, o Parque Municipal de Itaipava também ganhou uma pista de Pump Track em parceria com a iniciativa privada. O equipamento já está pronto e sendo usado pelos atletas, mas a inauguração oficial com a presença do esportista Henrique Avancini (idealizador da pista) está marcada para janeiro.
Leia também: Verão atrai banhistas às cachoeiras de Petrópolis: conheça oito delas
Atualizado às 13h23 para correção de informação