Às vésperas da Bauernfest, Prefeitura inicia dragagem em trecho do Rio Piabanha, próximo ao Palácio de Cristal

09/06/2023 18:10
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Às vésperas da Bauernfest, a Prefeitura de Petrópolis iniciou, nesta sexta-feira (09), a dragagem em um trecho do Rio Piabanha, próximo ao Palácio de Cristal. As equipes estão atuando em outras duas novas frentes: no Retiro, próximo à Chácara das Rosas, e na Rua Ingelhein, próximo à Universidade Estácio de Sá.

No entanto, o Executivo não tem divulgado nenhum balanço a respeito da quantidade de sedimentos retirados dos rios desde o início da limpeza mecanizada, em 2022. Vale ressaltar que o serviço ficou cinco anos sem ser realizado pelo município e só foi retomado após a tragédia de fevereiro e março do último ano. O trabalho é feito em parceria com o Inea, após um convênio firmado em 2022.

O que diz a Prefeitura sobre o assunto

Procuramos a Prefeitura de Petrópolis para saber se há um calendário para realização do serviço de dragagem e qual o critério utilizado para realização do serviço, além da quantidade de sedimentos retirada de cada local até o momento, desde o início dos trabalhos em 2022. Em resposta, foi informado que todo o cronograma de trabalho da dragagem está sendo acompanhado e orientado por profissionais capacitados. “É importante ressaltar que a melhoria do sistema de drenagem é um processo contínuo, que demanda planejamento. E que tanto a Prefeitura quanto o Inea estão trabalhando de forma responsável e permanente nesse processo.”

Ainda segundo a Prefeitura, praticamente todos os rios e córregos do primeiro e o segundo distrito já receberam o trabalho de dragagem e o trabalho vem sendo feito de forma contínua e intensificada nos locais mais críticos. Ainda segundo o município, o trabalho já chegou a regiões como Coronel Veiga, Independência, Centro, Bingen, Mosela, Retiro, Cascatinha, Roseiral, Samambaia, Corrêas, Nogueira e Itaipava, entre outros.

Foto: Divulgação

“Neste momento, além do trabalho de retirada de sedimentos, as equipes técnicas estão concentrando seus esforços em melhorar o fluxo da água nas áreas mais susceptíveis, que em alguns pontos são extremamente estreitas e dificultam o escoamento da água. As equipes enfrentam dificuldades para manobrar equipamentos e executar as tarefas necessárias, tornando o trabalho mais demorado e complexo.”

Desobstrução de bueiros e bocas de lobo

A Prefeitura informou, ainda, que a Comdep também integra este trabalho realizando a manutenção da limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo em todo município diariamente.

Últimas