Prefeitura inicia processo de armamento da Guarda Civil
Armamento da Guarda
Ainda não tem prazo para acontecer – depende dos agentes serem treinados por empresa credenciada pela Polícia Federal – mas a prefeitura já inicia processo de armamento da Guarda Civil. Recebeu da Polícia Rodoviária Federal 30 armas e 6,5 mil munições. Depois do treinamento, basta autorização da PF. No estado, Barra Mansa e Volta Redonda contam com agentes com armas de fogo.
Agitada
E a inauguração do terminal Centro na quinta-feira à noite, que não foi divulgada, acabou sendo tumultuada mesmo assim. Teve protesto, gente passando e xingando o prefeito Bernardo Rossi, segurança se aborrecendo com pessoas gravando ao vivo, apoiadores do governo defendendo o prefeito. E tudo isso transmitido em tempo real nas redes sociais.
Retorno
Mas nem tudo foi ruim. A inauguração nos trouxe de volta o vice, Baninho, que estava desaparecido desde o início da pandemia, em março, segundo ele por ser do grupo de risco. Apareceu todo pimpão ao lado do prefeito, com roupa idêntica e tudo, tipo B1 e B2.
Adiada
A licitação para a compra de 50 mil testes rápidos da Covid-19 acabou sendo adiada. Iria acontecer na terça-feira, mas empresas entraram com pedido de impugnação do edital. Enquanto isso os ministérios públicos recomendam que a prefeitura teste pelo menos 15 mil moradores para pensar em uma próxima etapa de flexibilização.
Sob o comando de Samir El Ghaoui, o Convention Bureau deu a partida no 11º Festival de Fondue, Racletes e Caldos. São 40 restaurantes participantes, seguindo normas rígidas sanitárias . Mas com uma novidade: serviço de delivery. A relação de participantes está no site www.visitepetropolis.com.br
Tá difícil
Antes disso, porém, a prefeitura vai ter de explicar onde estão os 12 mil testes que possui e porque eles foram “represados”. No boletim oficial atualizado diariamente a prefeitura anuncia a realização de 2,2 mil testes. Aos MPs disse que 3.815 foram feitos e não soube explicar porque a totalidade não está nos boletins. Também não sabe explicar porque não inclui nos boletins os mais de 800 testes nos drive-thru e ainda a testagem dos funcionários da Saúde, Comdep e Guarda Civil.
Destemido
Com apenas pouco mais de duas mil pessoas testadas para Covid-19 e mesmo com todas as recomendações para que não permita retorno de mais atividades enquanto não conseguir examinar uma parcela expressiva da população, a prefeitura deu de ombros aos ministérios públicos estadual e federal. O prefeito Bernardo Rossi baixou decreto permitindo a reabertura dos templos religiosos. Ele confia mesmo na graça divina.
Eu te disse!
Desde lá no início a gente vem avisando: melhor informar direito. Inclusive sobre o monitoramento dos contaminados e seus familiares que a prefeitura também não sabe dar conta. Tão pedindo pra tomar um créu dos MPs.
Seis por meia dúzia
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assumirá a BR-040 assim que o contrato com a Concer terminar, o que ocorrerá no primeiro trimestre de 2021. A informação é do Ministério da Infraestrutura. E aí, o que você acha? A gente comemora ou senta e chora?
Máscaras
Olha que avanço: teremos 100 mil máscaras de tecido a R$ 1,63 adquiridas por meio de licitação cuja empresa vencedora é de pequeno porte e da cidade. A compra foi feita pela Secretaria de Saúde e prova que quando quer fazer certinho, dá.
Bolso vazio
O pagamento dos salários dos funcionários do Hospital Alcides Carneiro, UPAs e Samu estão atrasados. As denúncias são constantes sobre retenção de pagamento. É um exército que está na linha de frente de mais de 2 mil pessoas.
Missão Saúde
Alunos da Faculdade Arthur Sá Earp Neto que participam do Projeto de Extensão no Vale do Carangola, criaram um canal de podcast para auxiliar a população sobre as questões de saúde e bem-estar, também relacionadas à pandemia COVID-19. No primeiro episódio, o entrevistado é o professor Miguel Abud, que explica o que é o novo Coronavírus e as formas de prevenção. O canal está disponível no Spotify.
O primeiro entrevistado do canal de podcast Missão Saúde no Spotify, o médico e professor Miguel Abud.