Prefeitura já estuda fechar UTIs em função da redução de internados e atendimentos

13/05/2021 02:00

Com redução de internados e diminuição de procura por atendimento nos pontos de apoio da covid a Prefeitura já está assinalando a possibilidade de fechamento de leitos no Hospital Clínico de Corrêas. Ontem eram 13 dos 15 leitos de UTI no HCC ocupados, mas a UPA Cascatinha estava com 16 leitos ociosos. A intenção é transferir pacientes do HCC para a Cascatinha.

Mortes ainda em alta

Pesa nesta possibilidade a redução das internações – ontem o boletim fechou com 290 internados – abaixo das semanas anteriores. Mas, foram registradas 18 mortes e ainda há 57 óbitos suspeitos sem laudo definido aguardando confirmação.

TJ nega agravo em rescisória de Bomtempo

E ontem não foi um dia nada bacana para Rubens Bomtempo.  A 18ª Câmara Cível, por unanimidade, negou recurso à ação rescisória impetrada por Rubens Bomtempo na tentativa de recuperar seus direitos políticos e, consequentemente, assumir o mandato de prefeito. Rubistas juram que cabe recurso, mas pode não ser bem assim. Simultaneamente, o Ministério Público pediu o arquivamento do processo já que teria, também, havido perda do prazo da segunda ação rescisória – aquela em que Bomtempo alega que a sentença foi copiada de outro processo e colada ao seu – que teria expirado em fevereiro. Como a ação original é de 2018, o MPE alega a caducidade para pedir o arquivamento. A consequência é que, neste caso, o Tribunal Superior Eleitoral fica liberado para votar se Bomtempo assume o mandato de prefeito ou não.

Não dava pra prever?

Me explica uma coisa: porque voltaram com as aulas na rede municipal – pelo menos para as turmas do terceiro ano do ensino médio do Liceu – se não tem pessoal suficiente?  Mas, já não tinha antes ou não tem agora? Se não tinha antes com o desligamento do pessoal do RPA como é que não deram uma solução?

E a internet?

E mais: na primeira aula no Liceu que seria híbrida – com parte na sala de aula e parte em casa – não se conseguiu fazer a transmissão. Uma aluna até tentou fazer com o próprio celular, mas também não funcionou.

Essa moça bonita, de branco, é a Fabiana Satyro, do nosso departamento financeiro. E ela fez aniversário – mas não vamos revelar a idade – e teve bolo, do chef Roni, também colaborador da Tribuna e com a Alessandra fazendo uma selfie para deixar essa parabéns registrado!

Eita!

E o deputado federal Hugo Leal deu um pitaco sobre a prefeitura subsidiar parte da tarifa de ônibus como forma de baratear a passagem. E levantou um projeto seu que taxa os aplicativos para bancar o transporte público. Mas, como assim?  Se a gente deixou de pagar R$ 25 de táxi e agora paga R$ 10 de Uber significa que pagaremos, com essa taxação, mais e se bobear igual táxi?

Outra solução

Pandemia e desemprego levaram motofrentistas irregulares para as ruas. E a prefeitura anunciou que as forças de segurança contarão – já era até para estar funcionando – duas pranchas para recolher veículos irregulares e levar para um depósito. Nem todos, no entanto, são proprietários de motos barulhentas ou pretendem entrar para o crime. Quem sabe um convênio com o Detran para ajudá-los a regularizar as motos?

Esquecimento

Falando em coisas que caem no esquecimento e depois ninguém mais dá satisfação, no dia 05 de abril, copiando Eduardo Paes, prefeito carioca, o interino Hingo Hammes anunciou uma campanha pedindo às pessoas que estão indo vacinar a doação de um quilo de alimento, arrecadação que será destinada à população carente. Nunca mais se falou disso, quanto recolheu, se foi doado, se continua valendo.

A lista é maior

A gente vai ter de corrigir o dono dos cacheados mais bonitos da cidade, Yuri Moura. Indicou que a prefeitura vistorie árvores das ruas Imperador, Imperatriz, Souza Franco, Washington Luiz e ainda as avenidas Koeler, Tiradentes e Ipiranga. Esqueceu da Piabanha e Barão do Rio Branco. Nestes locais vira e mexe cai uma árvore também.

Contagem

Petrópolis está há 129 dias sem prefeito eleito pelo povo.

Seis missas serão celebradas hoje no Trono de Fátima sendo que a das 10h presidida pelo bispo Dom Gregório pelo Dia de Nossa Senhora de Fátima. As celebrações serão transmitidas pelas redes sociais e há limitação de pessoas para assistir presencialmente.

Passaporte

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promove nesta sexta audiência pública sobre uma proposta que institui um passaporte sanitário. Seria um passaporte especial para quem já foi vacinado poder viajar livremente pelo país e para o exterior.

Museu e aquarelas

Quarenta alunos já estão matriculados em um minicurso virtual de aquarela, gratuito, que será ministrado pela professora Beatriz Penna através da plataforma Zoom. Faz parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 17 e 21, realizada pelo nosso Museu Imperial.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas