Prefeitura lança Plano Inverno 2019 nesta quarta-feira

11/06/2019 09:27

A prefeitura lança nesta quarta-feira a versão atualizada do Plano Inverno,  na Casa dos Conselhos às 14h. Foram mais de 60 horas de treinamento das equipes, contando com a presença de 45 instituições diferentes e mais 100 pessoas preparadas para a resposta imediata em casos de queimadas. Na ocasião, serão apresentados os planos de contingência do município da estação e suas matrizes de atividades e responsabilidades em cima de duas ameaças: incêndios florestais e estiagem. O objetivo é organizar o pronto atendimento à população em caso de ocorrências. Também serão apresentadas as futuras ações operacionais e humanitárias.

Leia também: Comissão Especial faz a segunda reunião para discutir a revisão do Código de Posturas

Dentro das ações previstas no Plano Inverno municipal estão o sobrevoo de um drone nas áreas propensas às queimadas em apoio aos órgãos ambientais; o Defesa Civil nas Escolas, reforçando as orientações sobre prevenção no ambiente escolar; e a Blitz Verde, que são operações de caráter educativo, com a entrega de panfletos nas comunidades. O treinamento das brigadas operacionais de apoio no combate aos incêndios florestais já foi realizado.

O trabalho realizado pelas equipes da prefeitura dentro do Plano Inverno municipal vem contribuindo na redução do número de casos de incêndios florestais em toda a cidade. O Corpo de Bombeiros registrou 302 queimadas em 2017, sendo 174 atendidas pelo Destacamento de Itaipava. No ano passado, foram 174 casos ao todo, com 78 desses acontecendo na região do terceiro distrito. O plano estabelece ações de resposta para agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os efeitos das queimadas, além de prever ações de conscientização com o apoio de outros órgãos.

Também serão realizadas ações em conjunto com a Secretaria de Assistência Social com foco na ajuda humanitária. A primeira delas é a campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores. Uma barraca está montada na Praça Dom Pedro para receber o material, além da sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128, no Centro, ser ponto de recolhimento. O encerramento será no dia 5 de julho, quando acontece uma Festa Julina solidária aberta para a população.


Últimas