Prefeitura licita (de novo) reforma da Águia da Praça Visconde de Mauá

20/12/2022 02:20

Um ano depois da primeira tentativa de licitação para o restauro da Águia da Praça Visconde de Mauá, a prefeitura vai tentar de novo. Em dezembro do ano passado, ainda na gestão interina de Hingo Hammes, a licitação, com valor de R$ 96 mil, deu deserta. Nesta nova tentativa que acontece dia 04 de janeiro, a prefeitura estimou o serviço com teto de R$ 213 mil.

Por um fio

Depois de passar mais um ano deteriorando aumentou o trabalho de recuperação e talvez na primeira vez, pela especialidade do serviço, o dinheiro oferecido não tenha sido satisfatório. O estrago no monumento já vem de anos, mas em 2021 despencaram mais pedaços. Com as chuvas ao longo de 2022 piorou bastante e da cobra que a águia segura só restou o cabo de aço.

Alguma coisa tá fora de ordem

Uma coisa não entra na nossa cabeça. Petrópolis tem um plano de contingência que prevê a evacuação de comunidades em casos de chuva forte. Mas, essa evacuação precisaria ser feita beeeem antes de começar a chover, correto? Afinal, como se desce de morro para ponto de apoio com criança, idoso, cadeirante e pet no meio da enxurrada? Porque em minutos as águas volumosas descem as ladeiras numa velocidade que nem surfista profissional seria capaz de lidar.

Contagem

Falta 1 dia para o verão.

Palácio com goteiras

Tudo bem que a previsão é de chuvas fortes até amanhã, mas ao anunciar que por conta disso o Palácio de Cristal vai ficar fechado – mesmo sendo um dos palcos principais do Natal Imperial – a prefeitura esqueceu de mencionar que é porque a estrutura está com goteiras. Na chuva de semana passada deu enxurrada dentro do Palácio. Agora para os guias de turismo tem sido mesmo desolador. Além de atrações anunciadas que não ficaram prontas a tempo, como a árvore da Praça da Liberdade, agora o Palácio, outro cenário importante da festa, fica fechado por dois dias.

Estado da árvore da Natal da Praça da Liberdade ontem à tarde, à espera de um milagre.  Faltando quatro dias para o Natal só resta à prefeitura anunciar que não vai rolar mais.  É melhor assim, aproveita e retira a estrutura e vida que segue. João Vitor Brum, fotografou para a gente.

Var seletivo

Eis que as câmeras do Centro Integrado de Operações, o Ciop, flagraram aquele carro batendo a toda na viatura da polícia, vídeo que dominou as redes sociais neste final de semana, mas não conseguem captar um ato de vandalismo nas ruas…

Só em 2023?

Só para não deixar nossos queridos vereadores esquecerem, afinal, essa legislatura já fala nisso faz dois anos: e a CPI da Águas do Imperador?

Fundo do Turismo

A proposta da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados que amplia as atividades financiáveis com dinheiro do Fundo Geral de Turismo foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A lei, no entanto, sofreu 29 vetos presidenciais entre eles os dispositivos que previam o uso do Fungetur para financiar planos diretores de turismo, projetos básicos e executivos dos empreendimentos, expansão de infraestrutura turística, e que facilitavam os empréstimos obtidos por agências do fomento de estados e municípios.

Estadia colaborativa

Em outro projeto, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação do chamado turismo colaborativo. Comum no exterior, a prática inicia tímida no Brasil. O turismo colaborativo permite ao hóspede pagar sua estada por meio da prestação de serviços no estabelecimento hoteleiro, sem configurar vínculo empregatício.

E tem exposição de presépios, feitos por alunos da rede municipal, em exposição no segundo piso do Pátio Petrópolis Shopping. Os trabalhos podem ser vistos até o dia 26, de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos e feriados, das 11h às 21h.

Já não era sem tempo

Por decreto, o prefeito Rubens Bomtempo alterou lei de 1991 estabelecendo mais gente à Comissão Permanente de Licitações, vinculada ao Departamento de Licitações e Contratos da Secretaria de Administração. Realmente, até então, era sobrecarga de trabalho. Agora a Comissão poderá ter até 30 membros.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas