Prefeitura quer criar 2 novas secretarias e mais 52 cargos

05/07/2023 03:05

Há duas semanas interlocutores da prefeitura foram à Câmara de Vereadores protocolar projetos de lei criando duas novas secretarias, a da Mulher e de Trabalho e Renda. Mas, desistiram de entrar com as matérias porque não teve um entendimento dos vereadores com o governo. O desgaste é grande. As secretarias preveem novos 52 cargos distribuídos pelas duas estruturas.

Ônus

Foi aí que o bicho pegou porque para matar no peito um ônus desse junto à opinião pública tem que ter uma contrapartida boa.  E aí nem entraram os interlocutores do prefeito com a Câmara com a pauta – que inclusive pedia votação em regime de urgência – porque não formou maioria. O governo iria perder e ainda dar força para a oposição se vangloriar.

Real motivo

O negócio emperrou ainda mais quando os vereadores descobriram que os futuros titulares das pastas e que serão nomeados pelo prefeito podem ser ligados a uma iminência da esquerda da cidade. Se tocaram que, além dos cargos, é um fortalecimento para a eleição 2024. E aí estão em pé de guerra e se sentindo desprestigiados.

52 novos cargos

A Secretaria de Direitos e Políticas para as Mulheres previa 25 novos cargos. Já a Secretaria de Economia Solidária, Trabalho e Renda teria mais 27 cargos. Pelo menos a segunda, só com a criação, faz jus ao nome e já gera 27 empregos, né? Tem que considerar isso.

25 pastas

Mas, com duas novas secretarias a estrutura da prefeitura incha bem. Até dezembro de 2021 eram 18 secretarias, mais a Comdep, CPTrans e Inpas. Com mais duas hoje seriam 21 secretarias, mais as empresas de economia mista e o Inpas. Ou seja: 25 estruturas governamentais.

Tá faltando secretário!

Falando em secretarias, especificamente sobre a de Desenvolvimento Econômico, passou da hora de a pasta dar um gás para mitigar o esvaziamento econômico da cidade. E não adianta ter um secretário, no caso Thiago Damaceno, se dividindo com a pasta e o problemão que é a CPTrans e o sistema de ônibus que ela não consegue gerir.

Tour dos idosos

Uma iniciativa do vereador Hingo Hammes, com o apoio da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, garantiu a quase 50 idosos um dia diferente, na última semana. Moradores de Pedro do Rio, Vila Rica e Cascatinha, eles participaram de um passeio ao Museu Imperial e ao Palácio de Cristal. A ação foi realizada lembrando duas leis do vereador, uma que cria o Junho Violeta, de conscientização sobre a violência contra os idosos, e outra que estimula a realização de passeios turísticos voltados aos idosos. E não faltou emoção: no grupo havia pessoas que, mesmo morando em Petrópolis durante toda a vida, nunca tinham entrado no Museu Imperial!

No final do passeio por pontos turísticos da cidade, o grupo posou no Museu Imperial para deixar registrado esse momento bacana destinado aos idosos

Pequenas empresas

No dia 11, empreendedores de Petrópolis terão a chance de saber sobre as formas de acesso ao crédito, como obter financiamento através das principais linhas disponíveis no mercado e as oportunidades de negócios através de compras públicas. Tudo isso no evento “Firjan com as Pequenas Empresas da Região Serrana”, que começa às 14h30 e é gratuito e presencial. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 no link www.firjan.com.br/pequenaempresa. 

Festa beneficente

Sábado tem “Festança na Roça” no Colégio Santa Catarina. O evento, gratuito, rola de 13h às 20h e promete ser recheado de comidas típicas, brincadeiras e muita diversão. A música ao vivo fica por conta da banda “Os improváveis” que vai sacudir a galera no ritmo do forró. E que garantir presença vai estar ajudando as mais de 130 crianças atendidas pela escola. Todo o dinheiro arrecadado durante a festa será revertido para melhorias na infraestrutura do local e na educação dos pequenos.

Taí o Oreo Figueiredo passando aqui pela coluna e dando seu recado: vá a Bauer, mas coloca um casaco porque tá frio!

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas