Prefeitura renova contratos temporários da Rodoviária do Bingen

08/ago 04:08

Lembra que em dezembro de 2023 a prefeitura assumiu a rodoviária do Bingen? Na ocasião, após decisão judicial, a gestão foi retomada pela prefeitura. A justiça considerou que o contrato com a Sinart encerrou em 29 de abril daquele ano, mas a empresa se manteve na gestão do espaço alegando um termo aditivo assinado no final de 2020, que teria ampliado de forma irregular o prazo total de concessão de uso do espaço para 45 anos. Por decisão judicial, esse período a mais foi abolido e a empresa deixou de operar o rotativo.

Irregular

Ocorre que, logo de cara, para a gestão de cobrança de embarque, estacionamento, limpeza, etc, a prefeitura, via CPTrans, teve de fazer contratos emergenciais, senão o terminal pararia. Pois os emergenciais foram renovados e nada de abrir licitação. Algum vereador poderia ver isso.

Destemidos

Eis que o prefeito Bomtempo gravou um vídeo para as redes sociais junto com Thiago Damaceno, ex-presidente da CPTrans, no Sargento Boening, a título de tranquilizar os moradores que a Petro Ita não vai voltar a operar no bairro. Mas isso não caracteriza campanha? E pode?

A Tribuna FM recebeu ontem Daniel Costa e Gabriel Rocha, da Brazilian Traffic Network, fornecedora líder de notícias e informações sobre o trânsito. Eles conheceram nossa equipe e o estúdio para prestigiar a empresa e fomentar nossa mais nova parceria. Com a precisão de dados da BTN, a Tribuna está atualizando os ouvintes em tempo real com informações direto do centro de operações ou do helicóptero, guiando os motoristas durante os horários mais relevantes do dia na região metropolitana do estado.

Sem recomposição

Sobre o dissídio coletivo dos servidores públicos municipais em julho, que a gestão Bomtempo desconsiderou (pode não dar aumento real, mas a recomposição é liberada, sim), os funcionários querem arguir o sindicato da categoria.

Troco

Nas mexidas orçamentárias, a prefeitura tira daqui e coloca ali. Uma das mais recentes é o segundo envio, em poucos dias, de R$ 1,5 milhão para a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública, verbas que saíram da rubrica de “gestão de recursos previdenciários.” Mas um outro remanejamento chamou a atenção pelo pouco dinheiro movimentado. A gestão tirou R$ 1 mil de programas LGBTQIA+ e transferiu para a Secretaria de Governo. Poxa, mil pratas?

A vice

No Clube do Bolinha – com homens na maioria das chapas majoritárias nesta eleição – o Podemos foi o único a fazer diferente e escalou como vice de Leandro Sampaio uma mulher, a advogada Fernanda Monken, formando uma chapa puro-sangue, pois ela é das fileiras do partido. O Podemos está antenado que o eleitorado em Petrópolis é formado por 53% de mulheres.

Os números

Arredondando, a pesquisa Gerp, conforme a Tribuna noticiou nas páginas de Cidade, aponta uma aprovação de 51% do governo Cláudio Castro, bem superior aos 37% que o avaliam negativamente e aos 11% que não sabem. Transferir essa aprovação para o candidato que ele apoia, no caso Hingo Hammes, pode fazer a diferença.

Tarefa hercúlea

Por outro lado, a pesquisa mostra que 55% do eleitorado avalia de forma negativa a gestão Bomtempo. Reverter esse número, fazendo com que os 35% que consideram boa a administração cresçam, é uma tarefa árdua. Por isso, a pesquisa deu um baque grande, sim, nos comandos de campanha, sendo positiva para uns e negativa para outros.

Lembra aquele bueiro que  “perdeu” a tampa ali em frente à Casa da Princesa Isabel e Catedral? Tava só com umas fitinhas sinalizando precariamente o buraco, moradores mandaram foto pra gente. Agora já teve novo “avanço”: cobriram com uma placa de metal.

Lotação garantida

E a Câmara de Vereadores, depois de rejeitar por três vezes a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, aprovou a tramitação de um novo texto enviado pelo Executivo, corrigindo as inconsistências observadas nos documentos anteriores. A prefeitura, como determina a lei, convocou audiência pública para debater com a população a LDO. Vai ser no dia 22, às 17h, na Casa dos Conselhos, sede da prefeitura. Essa vai ser do balacobaco.

Contagem

Petrópolis está há 1 ano e 89 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas