Prefeitura retoma testagem em massa de Covid-19

11/11/2020 11:21

O movimento foi tranquilo no primeiro dia de retomada da testagem em massa para detectar o Covid-19 pela Prefeitura de Petrópolis. As ações começaram na manhã desta quarta-feira (11), nas praças Dom Pedro, no Centro Histórico, e de Corrêas. Para esta segunda etapa das testagens foram adquiridos 30 mil kits. A previsão do governo municipal é testar 150 mil pessoas em toda a cidade. 

“A pessoa que testar positivo (esteja com o vírus ativo) será encaminhada para a tenda da Unidade de Pronto Atendimento do Centro para fazer o outro exame e receber as orientações médicas”, explicou a chefe de enfermagem da UPA de Cascatinha, Tatiana Ferreira.

O teste rápido para Covid-19 indica se a pessoa já teve contato com o vírus (adquirindo anticorpos) ou se o vírus ainda está ativo no organismo. O resultado fica pronto em 20 minutos. “Quem já fez o teste pode fazer a retestagem”, recomendou a chefe de enfermagem. O atendimento nos dois pontos, nesta quarta, vai até as 16h. É preciso levar o CPF e não é necessário agendamento.

A prefeitura não divulgou o calendário de testagem para esta semana, informando apenas que os testes serão oferecidos também no Quitandinha, Alto da Serra, Itaipava e Corrêas. Ainda de acordo com o governo municipal, os dias e locais estão sendo programados. “As ações têm como base a indicação da própria Secretaria de Saúde e são norteadas por acompanhamentos estatísticos que apontam os bairros e distritos com maior incidência de contaminação e óbitos relacionados ao novo coronavírus” informou, em nota, a prefeitura.

Leia também: Sobe para 284 o número de mortes por covid em Petrópolis. Quatro novos óbitos foram confirmados nesta terça-feira

Últimas