Prefeitura reúne representantes de bancos e empresários para discutir filas para atendimento e acesso a linhas de crédito

21/05/2020 17:10

Na manhã desta quinta-feira (21.05), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto com a Coordenadoria de Relações Institucionais e o Procon/Petrópolis-RJ promoveu um encontro com gerentes e superintendentes dos bancos Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além de representante de um grupo de 77 empresários e da rede de negócios Merco Serra, para discutir medidas de melhoria no atendimento aos consumidores no contexto de enfrentamento ao novo Coronavírus. Entre os principais pontos discutidos na reunião estiveram a melhoria na eficiência do atendimento prestado tanto presencialmente nas agências, quando nos serviços de auto atendimento pela internet e a linhas de crédito concedida aos empresários.

Segundo o Coordenador de Relações Institucionais, Ronaldo Medeiros, o encontro serviu para ajudar a tornar mais efetiva a ação dos bancos para que o atendimento não provoque aglomeração.

Leia também: Plano para retomada das atividades sai até o fim de semana, mas datas ainda são dúvida

“Pedimos para que haja orientação das pessoas nas filas. Assim, quem eventualmente não precise do atendimento presencial, possa buscar outras formas de atendimento e evite se expor ao risco de contágio. Hoje, muitas pessoas chegam cedo na fila e descobrem duas horas depois que não precisavam estar ali. Também é necessária a orientação das pessoas na utilização dos canais digitais. Sejam eles caixas eletrônicos ou celulares”, ressalta.

Desde o início da pandemia, o poder público tem autuado os bancos que provocam aglomeração e expõem os consumidores ao risco de contágio da Covid-19. O Procon municipal fiscalizou as 29 agências da cidade e aplicou 20 autuações por interrupções de atendimentos que provocaram sobrecarga nas agências. Para a coordenadora do órgão, Raquel Motta, ainda que os bancos invistam em meios de atendimento por internet banking, aplicativos de celulares, é necessário garantir o direito de atendimento dos consumidores que não possuem acesso a esses serviços.

“Nós temos uma região muito grande e a internet não está em todos os lugares. Vivemos numa cidade montanhosa, o que dificulta, pois há um grande número de pessoas que não tem acesso à tecnologia. Especialmente o idoso, que enfrenta mais dificuldade para se adaptar a esse momento. O banco precisa melhorar a comunicação com o consumidor e a informação. Sugerimos que os bancos mantenham a comunicação com os consumidores, de modo a informa-los sobre os horários de atendimento presencial e digital”, destaca.

O gerente geral da Caixa Econômica Federal em Petrópolis, Pedro Mattoso, ressaltou ainda a importância da ação conjunta com o poder público na organização das filas de pagamento do auxílio emergencial.

“Quero agradecer o apoio da SSOP, Guarda, CPTrans e Procon pelo apoio na organização da rua para receber os clientes e evitar aglomeração. Acredito que o pagamento da segunda parcela (do benefício emergencial) será bem mais tranquila agora”. A opinião é compartilhada pela superintendente regional do banco. “O aplicativo já está muito mais amigável. Além disso, o cronograma de pagamento distribuído por mês de nascimento vai ajudar a diluir a busca pelo atendimento presencial”, avalia Ludmila Azevedo, superintendente da Região Serrana da Caixa Econômica Federal.

Linha de crédito a empresários também foi discutida

Na segunda-feira (18.05), o Governo Federal sancionou a lei 13.999/20 que criou o Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O benefício aos empresários também foi tema de debate.

“A retomada do comércio está diretamente relacionada a esse financiamento do governo. O pequeno empresário principalmente vai precisar de crédito para repor o estoque de mercadorias. Se não tiver recurso, vai ser difícil para alguns setores voltarem a funcionar”, informa Marcelo Fiorini, secretário de Desenvolvimento Econômico.

No encontro, foi solicitado pelo presidente do Merco Serra, Luis Fernando Gomes, a melhoria no canal de comunicação com os empresários, com a criação de uma cartilha e a transparência nas informações de acesso à linha de crédito.

“O Procon está investigando reclamações de empresários sobre exigências de documentação que inviabilizam o acesso efetivo a linha de crédito. Solicitamos aos bancos o cumprimento do artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, no que diz respeito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços. Desta forma, estamos fiscalizando o atendimento, pois no momento de pandemia é preciso que os bancos flexibilizem a documentação exigida, dentro de uma razoabilidade”, destaca a coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ.

 

Últimas