Prefeitura suspende vacinação de adolescentes, adultos e idosos por falta de doses em Petrópolis

Crianças de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas com dose de reforço a partir desta segunda-feira (09)

07/01/2023 12:17

A Prefeitura de Petrópolis anunciou que vai suspender a vacinação contra a Covid-19 na cidade de adolescentes, adultos e idosos, por falta de doses do imunizante. A previsão é de que novos lotes das vacinas cheguem ao município na tarde de terça-feira (10) e a imunização seja retomada na manhã seguinte, ou seja, na quarta-feira (11).

Por outro lado, a Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde de Petrópolis informou que recebeu, nesta sexta-feira (06), a nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, com as orientações para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19, em crianças de 5 a 11 anos. A imunização de reforço dessa faixa etária, que está garantida, começa na próxima segunda-feira (09). De acordo com o documento, “o intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses. A imunização complementar, para as crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer”.

A Secretaria de Saúde Marcus Curvelo, explicou que a previsão inicial era de que os novos lotes da vacina chegassem as salas de vacinação no dia 12. No entanto, a equipe da Divisão de Imunização conseguiu antecipar essa entrega.

Vale lembrar, que este não é um problema apenas do município de Petrópolis. Porém, em nota divulgada em sua página oficial, o Ministério da Saúde informa que já assinou um acordo com a Pfizer para a compra de 50 milhões de doses adicionais da vacina”, explica Curvelo.

Na nota, o MS esclarece ainda que com a aquisição das novas doses, que complementa o contrato atualmente vigente, o número total de doses chegará a 150 milhões. Ao longo de 2022, 81 milhões de doses foram entregues ao Brasil, e as 69 milhões de doses remanescentes do acordo serão entregues até o segundo trimestre de 2023.

O acordo prevê, neste momento, a entrega de vacinas bivalentes para pessoas acima de 12 anos e vacinas monovalentes para as faixas etárias de 6 meses a 11 anos. O contrato vigente também inclui a entrega de potenciais vacinas adaptadas à novas variantes que venham a ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Últimas