Preocupação com impacto no trânsito leva CPTrans a liberar rua da “Batata Frita” e Vila Militar para a Bauern

10/08/2022 19:31
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

A preocupação com o impacto no trânsito nos dias da Bauernfest – que inicia na próxima sexta-feira (12) – levou a CPTrans a liberar vias alternativas para tentar, assim, dar mais fluidez ao tráfego nos fins de semana da festa. A Avenida Portugal (Batata Frita), será liberada no sentido Centro, e a Vila Militar, nos dois sentidos, em horários específicos, apenas no fim de semana. A orientação do diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá, é que as pessoas deem preferência para o transporte coletivo ou alternativo nos dias do evento. 

A Avenida Portugal estará liberada para veículos leves apenas no sentido Centro das 17h de sábado às 22h de domingo. É uma rota importante para quem está no Quitandinha e vai para o Valparaíso, Centro, Mosela ou distritos, sem passar pela Rua Coronel Veiga. Atualmente, a Avenida Portugal (Batata Frita), que passa por obras de contenção, fica liberada apenas das 17h às 20h a veículos leves, sentido bairro.

Já a Vila Militar estará aberta, nos dois sentidos, de sexta-feira a domingo até à 0h. Essa é uma rota alternativa importante que liga a região do Quitandinha à região do Bingen.

“Sugerimos que o público dê preferência aos ônibus ou até mesmo aos táxis e ao transporte por aplicativo. Principalmente quem for beber na festa. Assim, deixamos o trânsito mais seguro e reduzimos as retenções, porque teremos menos carros procurando vagas, por exemplo”, disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.

Na última segunda-feira (8), a Companhia divulgou o mapa com o esquema de trânsito que será adotado durante a festa. 

Alterações no trânsito

A Rua Alfredo Pachá estará totalmente interditada nos 17 dias de festa. Já o entorno da Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) ficará fechado para o trânsito de sexta a domingo.

A única via que terá a mão invertida durante a Bauernfest é a Rua Padre Siqueira (atrás do Palácio de Cristal). Durante a festa, ela operará no sentido Bingen.

Estacionamento rotativo

O estacionamento rotativo terá o horário ampliado durante a festa. Nos pontos do Centro Histórico que já contam com o rotativo, o horário será estendido de quarta-feira a domingo, passando a funcionar das 8h às 22h.

Além disso, de sexta a domingo, haverá mais duas ruas operando o rotativo durante a festa: a Avenida Koeler (sentido Praça da Liberdade) e a Rua da Imperatriz (sentido Rua do Imperador, após a ponte em frente ao Museu Imperial).

Motos

As motos terão uma área para estacionamento na Rua Padre Siqueira (próximo ao encontro com a Avenida Piabanha).

Táxi e carros por aplicativo

O embarque e desembarque de táxi e carros de aplicativo terá dois espaços: Rua Roberto Silveira (sentido bairro, próximo à Rua Padre Siqueira) e Avenida Piabanha (sentido Bingen, logo depois da Casa Visconde de Mauá).

Ônibus de turismo

Os ônibus de turismo que subirem a Serra serão adesivados já na BR-040, na praça de pedágio de Xerém. O adesivo terá: o local para embarque e desembarque daquele veículo; o local destinado para estacionamento; e um QR Code indicando a rota via Google Maps. Os veículos poderão estacionar na Avenida Barão do Rio Branco, sentido distritos, Pórtico do Quitandinha e Pórtico do Bingen.

A CPTrans informou que atuará em parceria com a Concer (concessionária que administra a BR-040) e uma equipe estará na praça de pedágio fazendo uma triagem para orientação dos visitantes e motoristas dos ônibus turísticos.

O embarque e desembarque de ônibus de turismo terá dois espaços: Avenida Tiradentes (em frente à Catedral) e Rua Montecaseros (sentido Bingen, próximo ao Gehren).

Vans de turismo

O embarque e desembarque das Vans de turismo será na Praça 14 Bis. E esses veículos estacionarão na Rua Frei Rogério (atrás da Editora Vozes). Também poderá ser utilizado para estacionamento desses veículos o terreno da CPTrans na Rua do Imperador.

Ambulâncias e Bombeiros

A Avenida Barão do Rio Branco (sentido Centro) terá uma sinalização horizontal e vertical na faixa da esquerda indicando a prioridade para ambulâncias e Corpo de Bombeiros.

Últimas