Prestes a cair, árvore de grande porte preocupa moradores da Estrada da Cascata, em Nogueira

05/01/2023 17:00
Por Helen Salgado

Moradores da Estrada da Cascata, em Nogueira, têm enfrentado um grande dilema na região. Isso porque uma grande árvore já caiu na localidade e agora uma outra, de eucalipto, com cerca de 70 metros, está prestes a cair.

Foto: Helen Salgado

Flávio Cézar de Oliveira e Marta Maria Marques são moradores do bairro há 40 anos e sofrem com o medo constante da árvore desabar. Marta conta que no dia 31 de dezembro, a primeira árvore caiu e os moradores ouviram um estrondo muito alto.

“Até então não tínhamos nos atentado que era uma árvore que havia caído. Aqui em Nogueira, de vez em quando, estoura um transformador, um galho de árvore cai e dá esse problema. Determinada hora da noite, estávamos sem luz e teve a passagem de ano. Quando nós ouvimos as sirenes dos caminhões era a Enel que tinha chegado aqui e estava tomando as medidas para liberação dos fios, porque tinham muitos galhos.”, relata.

Na ocasião, a árvore caiu sobre a ponte e impediu a passagem de todos os veículos. Durante o trabalho, a motosserra da equipe da concessionária de energia deu defeito e o morador, Flávio Cézar, que possui a máquina e o registro do Meio Ambiente para fazer o corte e a poda de árvores, se juntou à equipe para ajudar a desimpedir a rua.

“Eles ficaram a madrugada toda tentando remover e desimpedir o máximo possível a rua.”, conta Marta.

Com todo o transtorno que a queda da árvore causou, os moradores do bairro ficaram 17 horas sem energia elétrica no final do ano.

Além desse problema, os moradores se preocupam com uma outra árvore que, dia após dia, tomba um pouco mais. “Se essa árvore cair, todo o serviço que foi feito pela Enel vai ter sido em vão. Vai quebrar a ponte e vai estragar tudo. Vai ser um outro transtorno. É melhor ter uma política de prevenção do que deixar primeiro acontecer para depois ser tomado as devidas providências.”, desabafa.

Em visita ao local, foi possível perceber a raiz da árvore completamente solta, sem nenhuma estrutura. Flávio conta que a sustentação da árvore está repleta de cupim. Com as chuvas e ventos constantes na cidade, o receio é que, se a árvore não for cortada, ela venha a cair e cause algum acidente.

Foto: Helen Salgado

Em resposta, a Enel Distribuição Rio informou que enviará um técnico para avaliar a rede elétrica e, caso seja necessário, programar reparos.

A Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo serviço, informou que já agendou uma vistoria para o local.

Últimas