Previsão de chuva faz Inpe emitir alerta
O Estado do Rio de Janeiro pode ser atingido por fortes pancadas de chuva ao longo dos próximos dias, podendo chegar aos 150 milímetros até o fim do mês. A tendência é que, devido ao calor intenso durante o dia, as nuvens carregadas provoquem temporais acompanhados de rajadas de vento, trovoadas e até queda de granizo na parte da tarde e noite.
O alerta foi divulgado pelo Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (CPTEC/Inpe), que aponta até 80% de chances de chuva com acumulado entre 20 e 30 milímetros em cada dia, até o dia 1o de fevereiro. A previsão é válida para todo o estado, com ênfase principalmente na Região Serrana, onde os volumes de chuva tendem a ser mais significativos, e o terreno tem maior vulnerabilidade.
O motivo dessas pancadas de chuva é justamente a combinação do calor excessivo e da alta umidade, que favorecem a formação das nuvens do tipo “cumulonimbus”, famosas por provocarem as tempestades tropicais de verão.
Por conta da previsão, a Defesa Civil de Petrópolis segue de prontidão. “Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, reforçando que o contingente de 60 agentes permanece de plantão 24h para realizar os atendimentos a população.
“É fundamental que a população que vive em uma área de risco tenha atenção redobrada na hora da chuva forte. Vale ressaltar que nossas equipes estão preparadas e de plantão para atender a população”, destaca o secretário.
Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos