Previsão de chuva na Região Serrana mantém a equipe da Defesa Civil em alerta

16/02/2018 10:50

O sistema de baixa pressão que provocou uma forte chuva sobre a cidade do Rio na madrugada dessa quinta-feira (15), chegando a atingir Petrópolis, acabou perdendo força, mas a região serrana mantém condições de temporais por conta da alta umidade, que acaba reforçando a instabilidade principalmente na parte da tarde. A Defesa Civil está em alerta com 55 agentes em uma escala de plantão 24h. O sistema será mantido até o fim do verão para garantir o melhor atendimento para a população em caso de ocorrência. 

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou um volume de chuva significativo, que chegou a 50,2 milímetros na Vila Felipe na madrugada de ontem. No mesmo período, na região do Duques, o volume foi de 45,2 mm. No Independência foram registrados 44,2 mm. A Defesa Civil informou que não houve registro de ocorrências. O órgão municipal reforça a importância de os moradores ligarem para o 199 e solicitarem o atendimento imediatamente em caso de necessidade. Quem mora em área de risco deve ficar atento e sair de casa a qualquer sinal de perigo. Por causa da alta umidade e da instabilidade do tempo, os próximos dias deverão ser de sol entre nuvens, com aumento da temperatura e possibilidade de temporal à tarde. Na serra a chuva não causou estragos, mas o alerta ainda está mantido. Como já havia sido previsto pelos meteorologistas, depois de dias secos em algumas áreas a tendência é que a umidade e as condições de chuva aumentem à medida em que março se aproxima.

Nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo ficará instável, com pancadas de chuva de acumulado entre 10 e 30 milímetros nos fins de tarde e também durante as noites. Já a partir da semana que vem, novas áreas de instabilidade vão se formar, favorecendo a formação de um sistema de convergência de umidade, que pode trazer chuva contínua para áreas do Estado, entre elas a Região Serrana.

No Rio, a chuva que caiu na madrugada de ontem causou pelo menos quatro mortes e deixou vários bairros sem energia elétrica, além de imensos congestionamento nas principais vias de acesso ao centro e saída do Rio, como Avenida Brasil e as linhas Vermelha e Amarela. A força da água empurrou carros e derrubou pelo menos 35 postes. Houve estragos nos quatro cantos da cidade. 

A explicação para o temporal que durou mais de uma hora e passou de 80 milímetros foi o sistema de baixa pressão atmosférica, que acabou atraindo umidade do oceano. Situação que preocupa os órgãos de Defesa Civil no Estado, pois pode ocorrer em qualquer região devido à instabilidade do clima.

De acordo com informações divulgadas na manhã de ontem, havia um alerta de chuva para todo o Estado desde terça-feira e grande parte desse acumulado caiu sobre a cidade do Rio, de maneira rápida, num curto intervalo de tempo. “Os órgãos de meteorologia já tinham divulgado o alerta, por meio dos sites e das redes sociais, e, a partir de então os órgãos começaram a trabalhar de maneira preventiva. A Defesa Civil atuou por meio de avisos por SMS, avisando os moradores. Foi uma fatalidade, mas seguimos trabalhando”, disse Carlos Alberto Chagas, meteorologista.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis informou que vem realizando as ações de prevenção do Plano Verão 2018 de Petrópolis, como a distribuição de mais de três mil cartilhas com informações e orientações sobre prevenção aos desastres naturais – material distribuído à população em diferentes bairros da cidade. O órgão vem fazendo ainda a divulgação de informações em cartazes dentro do programa SOS Chuvas em pontos comerciais, além de coletivos e locais de grande circulação de pessoas.

Ainda dentro das ações de prevenção, a Defesa Civil reorganizou os 15 pontos de apoio disponíveis em 12 comunidades que contam com os 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os 45 responsáveis por esses locais receberam a cópia das chaves que acionam os equipamentos, com o objetivo de garantir uma resposta mais rápida às famílias no momento das fortes chuvas. 

Últimas